TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE TERAPIA E AS OFICINAS TERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DE DOENÇAS MENTAIS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA. A

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

ANDREIA CRISTINA FERNANDES DE OLIVEIRA GAGLIANO

PROFESSOR DR. ANDRÉ FARO SANTOS

TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA GERAL TEORIAS E SISTEMAS

RESUMO DE TRABALHO

ARTE TERAPIA E AS OFICINAS TERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DE DOENÇAS MENTAIS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA. A

Nas áreas da saúde mental e no tratamento com dependentes químicos, a arte terapia procura trabalhar os diversos aspectos dos pacientes, como os afetivos, culturais, cognitivos, motores, sociais entre outros, tão importantes na saúde mental. A arte terapia é coadjuvante no tratamento, servindo como instrumento de intervenção voltada ao enfrentamento e à diminuição do sofrimento psíquico.

Na prática o objetivo não é dar ênfase às técnicas e aos aspectos estéticos, mas sim focar nos processos criativos e da livre expressão. A arte é então percebida como instrumento de enriquecimento dos sujeitos, valorizando a expressão e descobrindo as potencialidades singulares. São desenvolvidas ações que trabalham as capacidades de se expressar dos participantes corporalmente e intelectualmente, não apenas em relação ao grupo, mas também em relação à descoberta de si, onde o indivíduo é conduzido a ser autor de sua descoberta.

ESTRUTURA DE CONTEÚDO

Neste trabalho serão abordadas as práticas realizadas através do profissional psicólogo através da Arte Terapia bem como das Oficinas Terapêuticas no universo da saúde mental e da dependência química. Também focaremos em mostrar as diferenças entre o fazer artístico e o fazer criativo.

O uso de drogas constitui um problema de saúde pública, que vêm ultrapassando todas as fronteiras sociais, emocionais, políticas e nacionais, preocupando toda a sociedade (Andretta & Oliveira, 2011). Por isso, mostraremos as vantagens da Arte terapia como a redução do tempo de trabalho terapêutico onde o sujeito é motivado e torna-se mais ativo, mais criativo e mais independente.

Através da Arte Terapia é possível relacionar harmonia e senso estético com maneiras equilibradas de viver. Para realizar esse trabalho incrível temos profissionais de diversas áreas que atuam utilizando a Arte Terapia, mas nesse trabalho com os usuários de drogas e com os pacientes de saúde mental estaremos focando os estudos no fazer do Psicólogo e como é sua atuação dentro desse universo.

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

A apresentação será feita por uma única aluna onde será utilizado o data show como recurso visual para a apresentação dos tópicos relacionados ao trabalho. Após a apresentação do trabalho, será realizado um debate com os alunos, onde estes esclarecerão suas dúvidas. Como um recurso a mais de informação, um convidado que trabalhou como oficineiro na área da saúde mental disponibilizará seu tempo para contar suas experiências e como foi o seu trabalho prático utilizando oficinas terapêuticas como o Teatro, a Dança, a Música, no trabalho com dependentes químicos, crianças e pacientes com transtornos mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com