TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clínica Conceito Em Terapia Multidisciplinar Para O Tratamento Da Obesidade E Do Sobrepeso Infanto-Juvenil

Ensaios: Clínica Conceito Em Terapia Multidisciplinar Para O Tratamento Da Obesidade E Do Sobrepeso Infanto-Juvenil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  3.955 Palavras (16 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 16

Resumo

A questão central desse trabalho é demonstrar um tipo de conceito ainda não disponível no mercado, a Baby Healthy é uma clínica que possui diversos profissionais com o objetivo de tratar e erradicar a obesidade infanto-juvenil.

Palavras-Chave: obesidade, infanto-juvenil, tratamento.

Introdução

Após inúmeras pesquisas verificamos no mercado, se existe alguma clinica com algum tratamento multidisciplinar voltado para a obesidade e sobrepeso de bebês e até mesmo até o público infanto-juvenil.

Ao ver os resultados ficamos surpresos com a falta de opções neste seguimento e até mesmo com os tratamentos em lugares, onde os mesmo estão separados, em diversos locais, fazendo com que as famílias preocupadas com a saúde de seus filhos, disponibilizem de tempo livre para poder dar conta de acompanha-lo nestes diversos estabelecimentos.

E foi pensando nesse problema, nossa equipe desenvolveu um novo conceito de marca, que é nada mais nada menos que uma clinica para tratamentos multidisciplinares, onde o cliente que no caso são os pais pode ter um tratamento totalmente diferenciado em um só lugar e dependendo da situação, se tiver disponibilidade, toda semana com horários pré-estabelecidos.

Para se ter uma base, segue abaixo alguns fatores que demonstram de forma concreta o problema que nós estamos enfrentando.

Segundo o pesquisador e médico Victor Rodrígues Matsudo, um dos responsáveis pelo Estudo Internacional de Obesidade Infantil, alega que a obesidade e o excesso de peso afetam 39% das crianças brasileiras, o que representa um aumento de 1000% a mais que há 40 anos.

Também podemos identificar as consequências desse aumento desenfreado, as doenças que estão correlacionadas a esse tipo de problema, como a hipertensão, diabetes, arteriosclerose, além de sérios problemas sociais, como a baixo autoestima.

Analisamos o cenário e nos demos conta que há vários fatores que levam a desencadear a obesidade:

• Genético: Quando parentes próximos apresentam sobrepeso e/ou obesidade.

• Metabólico: Há crianças que possuem um metabolismo mais lento.

• Hábitos familiares: Quando os pais não tem uma alimentação saudável ou usam alimentos ricos em gordura, açúcar e caloria para presentear.

• Psicológico: Ansiedade e/ou situações negativas podem levar a criança a usar o alimento para sentirem alivio.

• Atividade física: O estilo de vida sedentário. As crianças preferem ficar sentadas em frente à TV e ao videogame, ao invés de desempenhar atividades que queimam calorias.

Com todos estes parâmetros, e com ajuda de profissionais e instalações é que foi decidido criar um tipo de tratamento que envolva a raiz do problema, para que possamos agir rapidamente e reverter o quadro de obesidade ou sobrepeso infantil no Brasil.

1. 1. Analise de Mercado da Marca

Após extensa busca na internet por clinicas infantis para o tratamento de obesidade infantil, identificamos ser este um mercado carente de serviços. As clinicas listadas na internet relacionam somente serviços para indicação de consultas, medicações e até mesmo cirurgia.

Pensando em um dia a dia corrido, ativo e sem tempo para diversas atividades tanto para as crianças quanto para seus pais, vimos uma grande necessidade de ter uma clinica que oferece o maior número de serviços a fim de tratar e educar crianças obesas e seus pais, de uma forma envolvente, estratégica e eficaz.

Este serviço será oferecido inicialmente como tratamento particular, e num segundo momento, oferecido aos convênios médicos, a fim de dar um maior ênfase aos convênios que aceitarem incluir estes tratamentos diretamente nas propagandas da clinica.

Em outro momento, podemos estender esse serviço à área pública, tentando minimizar os gastos com diversas doenças iniciadas a partir da obesidade.

1.1 Setor/Ramo de Atividade

Serviços/Saúde

1.2 Analise da concorrência

Entraremos em um mercado totalmente específico, porém sem concorrentes diretos, que ofereçam o mesmo número de serviços para tratamento da obesidade de crianças e educação de seus pais quanto à alimentação saudável, por este motivo vamos analisar em um aspecto geral, clinicas de pediatria e endocrinologia, clinicas de psicologia, clinicas de fonoaudiologia, clinicas de nutricionistas, academias e escolas de culinária.

Pediatria e Endocrinologia – oferecem atendimento médico clinico a partir de exames laboratoriais, indicando dieta restritiva, exercício físico e se houver necessidade prescrição de medicamentos para redução de peso.

Psicologia – atendimento semanal ou quinzenal, oferecendo atendimento para a criança e para os pais.

Fonoaudiologia – atendimento semanal ou quinzenal, oferecendo atendimento para criança e para os pais.

Nutricionistas – atendimento mensal, com indicação de dieta com metas a serem atingidas. Recomendação de atividades físicas e mudanças de hábitos alimentares.

Academias – Não possuem estrutura funcional para atendimento especifico, a partir de diagnostico de obesidade, com atividades relacionadas à idade de cada criança. Também não possuem estrutura com equipamentos de baixo impacto para articulações.

Escolas de culinária – cursos direcionados para adultos, não tendo cursos voltados exclusivamente para crianças, a fim de orientá-los sobre uma alimentação mais saudável.

1.3 SWOT

Tabela de Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades

FORÇAS FRAQUEZAS

Espaço exclusivo, que reúne o maior número de serviços para tratamento eficaz da obesidade em crianças. Alto custo para manutenção da clínica

AMEAÇAS OPORTUNIDADES

Atendimento separado de cada especialidade oferecida pela clinica Identificar pais que já tentaram tratamentos isolados e não obtiveram respostas positivas.

1.4 Segmentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com