TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS DO TRABALHO EM EQUIPE EM UM

Artigos Científicos: ASPECTOS DO TRABALHO EM EQUIPE EM UM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  4.748 Palavras (19 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

As empresas buscam novas formas de trabalho e estruturas organizacionais com o intuito de alcançar seus objetivos. Para isso precisam da integração de suas equipes de trabalho para que seus processos e procedimentos ocorram de forma padronizada e correta. O presente estudo teve como objetivo analisar o sistema de trabalho em equipe adotado em um órgão estadual público de Florianópolis. Foram utilizados o método indutivo e o estudo teve caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica e questionários. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Nos resultados obtidos, as questões relacionadas com a prática do trabalho em equipe receberam atribuições negativas e nas relacionadas com o desempenho individual ou com a forma como se sentem em relação a alguns aspectos, as avaliações tiveram ênfase mais positiva pela maioria dos sujeitos. Pode-se presumir que o trabalho em equipe pode contribuir para o crescimento organizacional por meio da qualificação dos funcionários, planejamento em equipe, tomada de decisão, cooperação e eficiência na solução de problemas.

PALAVRAS-CHAVE: Equipes de Trabalho. Comportamento Organizacional. Relacionamento Interpessoal

1 INTRODUÇÃO

No atual contexto organizacional, caracterizado pelo aumento da competitividade e acirramento da concorrência, as empresas estão em busca de novas formas e estruturas organizacionais que proporcionem benefícios sociais, econômicos e, sobretudo, transferências de conhecimentos, aprendizagem e habilidades que podem auxiliar para o sucesso das organizações.

As equipes de trabalho se constituem como fator importante no âmbito organizacional, proporcionando êxito no alcance de objetivos e metas. Estas se constituem em unidades de desempenho cuja implementação é cada vez mais freqüente no âmbito organizacional. Isto pode ser considerado um resultado dos processos de mudança sofridos pelas organizações em resposta às pressões exercidas pelo ambiente externo que demanda respostas efetivas às suas solicitações.

Equipes de trabalho elaboram componentes normativos para regular a ação uns dos outros e formam, assim, uma estrutura organizacional. É a partir dessas características que adquirem sua personalidade. Compreendem um complexo de ações e reações pelo quais os indivíduos relacionam-se uns com os outros. Nas equipes de trabalho, em decorrência da sua estrutura, a interação entre os membros é imprescindível, pois, os objetivos serão atingidos apenas a partir do esforço conjunto. Diálogo e ações integradas são cruciais para o desenvolvimento de visões compartilhadas. Este processo inicialmente é informal, mas se a ação coordenada é repetitiva e significante, será institucionalizada.

A estrutura organizacional é comumente composta por setores ou equipes de trabalho. Estes setores na maioria das vezes apresentam características específicas decorrentes da natureza das situações por eles tratados, crenças, valores, interesses e motivações compartilhados pelos seus membros. Para poder ter uma equipe de trabalho coesa e que atinja objetivos organizacionais é preciso observar os processos de aprendizagem grupais, de que forma conhecimentos e crenças individuais são aliados, interpretando-os e integrando-os em esquemas coletivamente partilhados; estes por sua vez podem se constituir em orientações para ações.

O tema deste estudo é o trabalho em equipe. Serão revistos seus modos de interagir, sua estrutura, normas, personalidade, formação e demais aspectos relacionados ao mesmo. Procurou-se compreender essa dinâmica, objetivando promover uma melhoria na qualidade dos serviços prestados pela organização. Para Moscovici (2001), em situações de trabalho compartilhadas entre pessoas há atividades a serem desenvolvidas e para isso é necessária uma interação positiva entre as pessoas e cooperação, de modo a repercutir favoravelmente nas atividades ensejando uma maior produtividade.

O objetivo do trabalho consistiu em analisar o sistema de trabalho em equipe adotado no órgão público estadual em estudo, observando a dinâmica organizacional. Aplicou-se um instrumento de coleta de dados para analisar os pontos fortes e fracos dos trabalhos realizados em equipe na empresa. Ao final, tem-se a análise dos dados e foram propostas sugestões de melhoria para a organização.

2 EQUIPES DE TRABALHO

Ao se tratar de equipes de trabalho, torne-se necessária a distinção entre as mesmas e grupos. Para Chiavenato (2004) um grupo pode ser definido como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para alcançarem algum objetivo, os membros são dependentes uns dos outros e interagem entre si para poderem compartilhar informações e tomar decisões que auxiliam cada membro a executar suas tarefas conforme a sua área de responsabilidade. O autor ainda relata que existem os grupos formais e os informais, um grupo formal é designado para atender algo específico dentro de uma empresa, enquanto um grupo informal são aqueles que emergem extra-oficialmente e que não são reconhecidos como parte da estrutura formal da organização.

Os grupos são eficazes tanto para as organizações como para as pessoas que fazem parte deles. Schermerhorn, Hunt e Osborn (1999) destacam que os grupos podem melhorar a criatividade, muitas vezes aumentando o comprometimento com as decisões, uma vez que apresenta controle sobre os seus próprios membros podendo auxiliar as organizações no alcance de tarefas importantes.

Em relação a equipes de trabalho, Simcsik (2001) descreve que estas são a reunião de duas ou mais pessoas que compartilham crenças, normas, valores culturais, posturas éticas, conjunto de leis e que nas relações interpessoais influenciam umas as outras no âmbito pessoal ou profissional. Conforme Martino e Alliprandini (2004, p.4) “o processo de alavancar da aprendizagem individual, a fim de maximizar a aprendizagem organizacional, possui uma equipe de trabalho como elemento mediador”. Robbins e Finley (1997) descrevem que as equipes agregam valores para as organizações auxiliando no aumento de produtividade, melhoria da comunicação, realizam tarefas que grupos divididos por funções não poderiam realizar e são mais criativas e eficientes na resolução de conflitos.

Katzenbach e Smith (1995 apud MARTINO; ALLIPRANDINI, 2004) citaram as características que diferenciam os termos grupo e equipe. Segue o esquema na ilustração 1.

GRUPO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com