TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe

Tese: Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Tese  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  2.509 Visualizações

Página 1 de 9

Passo 1.

A concepção de trabalho em equipe está vinculada á necessidade de unir esforços para alcançar objetivos que isoladamente, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa ou até mesmo inadequada. E para que o trabalho seja bem sucedido é necessário ter um líder que tem o papel essencial de mobilizar e centralizar um grupo para objetivos comuns, convergindo esforços para um fim compartilhado, ou seja, para um resultado coletivo. A percepção dentro do grupo também é muito importante, pois auxilia o entendimento das atividades realizadas pelos outros membros do grupo.

Diante disso e das sucessivas mudanças que ocorrem dentro da empresa um trabalho em equipe que é bem estruturado e aplicado, trazem aos colaboradores motivação, comprometimento e maior participação nas decisões a serem tomadas pelo grupo.

A comunicação é outro fator muito importante dentro de uma equipe, pois é através dela que surgem idéias para que qualquer dificuldade existente naquele projeto seja solucionada. O estresse é um dos fatores principais que acarretam em maus resultados entre os trabalhadores por isso a comunicação entre lideres e a equipe é muito importante, pois a equipe pode expor suas idéias para descobrir novos caminhos e solucionar os problemas.

Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe

Algumas desvantagens do trabalho em equipe acabam muitas vezes sendo comum dentro da empresa, como por exemplo: o gasto excessivo de tempo e energia para aprimorar as habilidades necessárias

para uma boa interação, comunicação e companheirismo, algumas vezes perde-se muito tempo para que as pessoas envolvidas consigam se adaptar a tarefa especifica. Outras desvantagens são de pessoas contrárias ao trabalho em equipe que se fecha a novas experiências e assim acabam interferindo na integração do grupo e em algumas grandes empresas onde existe a formação de várias equipes ocorrem competições entre equipes, devido ao interesse de destaque individual dos grupos, que acaba atrapalhando no resultado e no objetivo final determinado pela empresa. Os efeitos potenciais dessas desvantagens são muito sérios com relação à competitividade da empresa dentro do mercado de trabalho, portanto estas dificuldades devem ser diagnosticadas e solucionadas rapidamente.

Porém, as principais vantagens podem levar a empresa à conclusão de escolha certa e a resultados excelentes com relação ao desempenho de seus colaboradores e da competitividade externa. A utilização de um trabalho em equipe aumenta a criatividade e energia dos funcionários, tornando a comunicação eficaz acrescentando novas perspectivas evoluindo as idéias e pontos de vista. As pessoas se sentem mais empolgadas com os resultados e se sentem mais felizes em trabalhar, assim trabalham mais satisfazendo suas próprias necessidades básicas com relação à função exercida.

Às vezes, o trabalho em equipe é a única maneira de se concluir uma determinada tarefa, simplesmente não há outra opção, As equipes não podem iniciar o trabalho de imediato sem treinamento

e determinação de funções, metas e objetivos. Antes é necessário que se tomem cuidados com determinadas características básicas da interação do grupo. As equipes bem sucedidas devem isso a grandes esforços e uma boa estruturação das tarefas e objetivos a serem alcançados, deve haver um sincronismo entre o que se deseja e como está sendo feito, e principalmente entre os integrantes da equipe. A alegria de se alcançar o sucesso como equipe; e o prazer de ajudar os colegas estimula um comportamento não individualista, e isso favorece para o crescimento e sucesso da empresa.

É fato que toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Ele deverá ser dotado de características, não somente técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. É dele a missão de inspirar, em seus colaboradores, a motivação para a conquista. O líder, portanto, é um modelo. Dessa forma, consegue envolver e comprometer as pessoas, transmitindo-lhes sinergia, amizade, companheirismo e satisfação. É, dessa forma, que nasce um time de vencedores, mantido, certamente, pela parceria de todos.

Cabe ressaltar também que as pessoas envolvidas necessitam resgatar valores como união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e comprometimento. Esse resgate é fundamental, pois a sociedade como um todo está num processo quase cruel de individualismo. A frase: - JUNTOS SOMOS FORTES, nada mais é que verdadeiro.

Equipes

vencedoras são formadas por pessoas que não pensam somente em sua vitória pessoal, mas sim, no todo. Vibram pelas conquistas dos colegas e entendem que o sucesso deles é também seu. São pessoas capazes de perceber que aquilo que se obtém, não vem por acaso, mas sim pelo resultado do trabalho de todos. Assim, se desencadeia o auto desenvolvimento de uma organização. Procuram sempre evoluir, em busca das novidades e da participação com idéias criativas para serem implantadas, esforçam-se ao máximo para que toda a equipe cresça. Sabem que cada tarefa realizada é para o crescimento do todo, por isso, comprometem-se em todos os aspectos do trabalho. Têm consciência de que necessitam de constante atualização, para ampliar o seu conhecimento com cursos, treinamentos, independentes da empresa, e que o resultado disso será a melhoria individual e, principalmente, do time. Sentem-se gratificados por compartilhar o conhecimento adquirido com os demais. São dedicados, informados, sugerem abordagens que possam gerar lucros, visando à sustentação da equipe que passa a ter um crescimento constante.

Etapa 3

Passos 2 e 3.

“Trabalho em Equipe: Uma Vantagem Competitiva”

De acordo com o que estudamos á diferenças entre grupos e equipes, no primeiro caso um grupo é apenas um mero agregado de pessoas enquanto a equipe corresponde a pessoas que se relacionam de uma maneira significativa e possuem identidade coletiva compartilhada. Mas também é possível que um grupo se transforme em equipe,

pois o mercado atual exige pessoas capacitadas que são muito importantes para a competitividade empresarial, mas também surgem equipes através de acontecimentos causados por forças da natureza como, por exemplo: inundações, incêndios, furacões ou pela iminência de perigo assim surgem lideranças que não eram esperadas. Para que haja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com