TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etapa 1 e2

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.286 Palavras (22 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERCIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIBAN  CAMPOS DE OSASCO

        

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

NOME:LILIANI  FRANCO  MACHADO                                              RA:8483180657

NOME:BRUNA DOS SANTOS BRAZ                                                  RA:8208922221

NOME:CAMILA SILVA ALVES                                                          RA 8412961944

NOME:JAQUELINE FERNANDA DA SILVA                                    RA:8486136035

NOME:MICHELAINE ANGELA DA SILVA                                      RA:9097354538

ATIVIDADES PRÁTICAS SEPERVISIONADAS

ETAPA 1 e 2

PROFESSORA: NAIR

OSASCO 07 DE ABRIL DE 2015

Etapa 1

O primeiro passo do desenvolvimento de um ser humano é o momento da concepção, quando duas únicas células, uma do homem e uma da mulher se unem e formam um nova célula. Esse evento coloca em movimento forças genéticas que influenciam o individuo durante a vida. A concepção ocorre quando a mulher produz um óvulo liberado pelo ovário, se não for fecundado, se desloca pela tuba uterina em direção ao útero e se desintegra e assim é colocado para fora pela menstruação. Já se houve relação sexual em quanto o ovulo estava na tuba uterina e houve ejaculação , podendo assim o ovulo ser fecundado e então uma criança foi gerada.

Excerto em alguns indivíduos com tipos particulares de anomalias genéticas o corpo humano contem um conjunto de 46 cromossomos arranjados em 23 pares. Esses cromossomos levam todas as genéticas individuais, como cor do cabelo, altura, forma corporal, temperamento e aspectos  de inteligência.

O período gestacional do bebê humano é de 38 semanas nesse período a mulher passa por diversas mudanças dentro do organismo.

O pré – natal tem 3 períodos.

1.Período germinal começa na concepção e termina quando o zigoto é implantado na parede do útero.

2.Período embrionário começa quando a implantação está completa, assim desenvolvendo dois órgãos, a placenta e o cordão umbilical.

3.Período celebro fetal começa a desenvolver durante o processo embrionários na 3 semana, mais o ritmo de formação neural atinge o pico entre 10 e 18 semanas.

O nascimento também é um momento muito importante, o local do nascimento, a escolha do parto se será Cesária  ou parto natural , hoje tem várias opções como o parto humanizado um tipo de parto feio em um ambiente mais familiar.

Desenvolvimento Físico de 4 meses a 1 ano.

  • 4 meses tem controle completo sobre a cabeça, deitado de costas levanta a cabeta por vários minutos, o controle das mãos é mais fino e consegui segurar com mais capacidade os brinquedos.
  • 5 meses tem cada vez mais forças nos membros.
  • 6 e 7 meses utiliza os membros para se movimentar rolando pra frente e para traz, suporta grande parte de seu peso  nos membros superiores e inferiores, senta-se direito sem qualquer apoio, posiciona-se no chão para brincar, transfere objetos de uma mão para a outra , a visão e a coordenação já estão próximos de um adulto.  
  • 8 e 9 meses tem mais força muscular  e controle sobre seus movimentos, já se movimenta testando o seu equilíbrio.
  • 10 e 11 meses senta sozinho, consegue gatinhar  e andar segurando nas coisas
  • 12 meses caminha agarrado, de mão dada ou independentemente essa é uma etapa com muita variação, consegue  escolher , segurar e pôr brinquedos de uma caixa        , rabisca.  

Desenvolvimento Cognitivo de 4 meses a 1 ano.

  • 4 meses o bebê imita os sons que houve, é muito curioso com o ambiente á sua volta , tudo com muita atenção, como já não fica o tempo todo deitado o mundo é visto de uma nova perspectiva, já reconhece objetos e rotinas, a descoberto do corpo continua e os pés são a nova atração.
  • 5 meses a capacidade de atenção aumenta e já faz a mesma coisa por mais tempo, usa o seu corpo , movimentos e sons para chamar a atenção para si mesmo.
  • 6 meses já senta com ajuda de apoios, reage ao ver seu próprio reflexo, pode começar a monstra sinais de timidez  ou estranheza a alguns adultos e estranhos, reage a algumas palavras familiares como o seu nome, já articula monossílabos com ‘ba’ ou ‘da’.
  • 7 meses o não começa a ganhar significado, usa o corpo para  atingir  os objetos  e satisfazer a sua curiosidade, não desiste facilmente, já brinca.
  • 8 meses a memoria já se desenvolve mais nessa fase, reconhece musicas e jogos, compreende seu nome e responde quando o chamam, já diz ‘baba’ e ‘dada’, já apronta algumas coisas,
  • 9 meses fica sentado sem ajuda, começa a repetir rimas com movimentos associados.
  • 10 meses brinca com livros e suas ilustrações, fisicamente aprende a capacidade de agarrar, adquire o conceito de espaço.
  • 11 meses desenvolve o sentimento de humor, usa a cabeça em sinal positivo ou negativo, fala algumas palavras através de repetições.
  • 12 meses interage segundo as regras sociais que lhe são ensinadas, diz palavras e compreende  indicações, indica seus personagens favoritos dos livros e desenhos, brinca com outras crianças, gosta de jogos de causa e efeitos.

PROJETO 1: UM MUNDO DE TEXTURAS E SENSAÇÕES

Objetivos Específicos:

 ·         Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

·         Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;

·         Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar.

·         Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras.

        * Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

 Conteúdos:

·         Identidade e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço; iniciativa para fazer escolhas.
·         Artes Visuais: Exploração de diversos materiais; elementos constituintes da linguagem visual (texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.
·         Música: Expressão oral e corporal.
·         Linguagem: Linguagem oral e corporal.
·         Matemática: noções de espaço e tempo, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).
·         Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (322.5 Kb)   docx (178.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com