TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Psicopatologia II

Artigos Científicos: ATPS Psicopatologia II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Anhanguera de Santo André

ATPS - Psicopatologia II

2ª etapa

Santo André

2012

Centro Universitário Anhanguera de Santo André

Santo André

2012

Análise do comportamento de “Nathaniel”: Os prejuízos de seu comportamento para si mesmo e para os que convivem com ele.

As alucinações auditivas, durante a aula de música o atrapalham no aprendizado, pois ele faz tudo o que elas mandam.

Não se importa com a sua segurança, saúde, conforto, pois não quer morar em um apartamento, prefere ficar na rua andando entre os carros, falando que não aceita a sujeira que as pessoas fazem jogando pontas de cigarro na rua.

Tem um comportamento agressivo, não consegue apresentar-se em público, quando tenta fazer isto acaba agridindo o maestro por tocar nele, depois sai correndo.

Nega-se a aceitar a sua doença e agride o amigo por falar da suspeita de esquizofrenia.

O paciente tem o hábito de limpar várias vezes o local onde passa, indicando uma possível suspeita de transtorno obsessivo compulsivo por limpeza.

Não tinha mais contato com o mundo, contato social, pensava em tocar o tempo todo, a vida dele estava baseada somente na música.

Como era morador de rua, não realizava nenhum tipo de tratamento e vivia em condições precárias em meio, ao lixo, a ratos e usuário de drogas.

Não tinha mais o apoio da família, após o início dos sintomas de seu transtorno, pois fugiu de casa após um surto e era ignorado por toda a sociedade.

Elementos ambientais que influenciam de forma positiva:

Tocar violoncelo, tocar esse instrumento o faz ter lembranças de momentos bons em sua vida antes de ter começado as alucinações, que o fizeram se afastar do que tanto gostava de fazer.

Ir ao concerto musical, pois o remete a algo que ele gosta que é a música clássica, e também coloca o indivíduo em relação com o ambiente, e em contado com as pessoas.

Ter conhecido o jornalista Steve que o estava ajudando, pois era o que no momento ele precisava muito, de ajuda, e esse jornalista soube ajudá-lo.

Ter voltado a conviver com a irmã, pois ela poderá ajudá-lo no tratamento do transtorno mental e terá um cuidado a mais com ele.

Elementos ambientais que influenciam de forma negativa:

Viver em condições precárias na rua, pois na rua ele sofrerá humilhações, perdas e privações, e isso implica no desenvolvimento do ser humano com problemas mentais.

Não ter o amparo da família, pois o indivíduo não podendo ter ninguém para ajudá-lo, poderá piorar ainda mais o seu transtorno mental, pois não consegue se cuidar, não tem a capacidade de seguir sozinho com o tratamento.

Ser agressivo com as pessoas que tentam ajudá-lo, pois o indivíduo alterou seu comportamento e não consegue ter afetividade, demonstrar ou até vivenciar emoções.

Alucinações - esquizofrênico geralmente ouve vozes depreciativas que o humilham, xingam, ordenam fazer coisas que eles reprovam, fazem ameaças, conversam entre si falando mal do próprio dele. Pode ser sempre a mesma voz, podem ser de várias pessoas podem ser vozes de pessoas conhecidas ou desconhecidas, podem ser murmúrios e incompreensíveis, ou claras e compreensíveis. Da mesma maneira que qualquer pessoa se aborrece em ouvir tais coisas, o esquizofrênico também se aflige com o conteúdo do que ouve, ainda mais por não conseguir fugir das vozes.

Embotamento afetivo - As emoções não são sentidas como antes. Normalmente uma pessoa se alegra ou se entristece com coisas boas ou ruins respectivamente. Os esquizofrênicos são incapazes de sentir como antes. Podem até perceber isso racionalmente e relatar aos outros, mas de forma alguma podem mudar essa situação. A indiferença dos pacientes pode gerar raiva pela apatia consequente, mas eles não têm culpa disso e muitas vezes são incompreendidos.

Isolamento social - O isolamento é praticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com