TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AV1 MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO - PSICOLOGIA - ESTACIO

Por:   •  24/2/2022  •  Exam  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

Obrigatória

1.Existem diferentes modalidades de observação, conforme o objetivo, local, estruturação e ação do observador. Correlacione as duas colunas e assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: (1,0 ponto) 1 – observação sistemática 2 – observação naturalística 3 – observação assistemática 4 – observação participante ( ) atitude de prontidão aos fenômenos, sem saber de antemão o que irá observar. ( ) planejada e conduzida a partir de objetivos específicos; controle de variáveis. ( ) observa no ambiente natural, mas não interage diretamente. ( ) é preciso atentar para a forte influência de preconceitos e afetações.Opção única.

(1 Ponto)

[pic 1]3-1-2-4

[pic 2]2-3-4-1

[pic 3]2-4-1-3

[pic 4]3-2-1-4

[pic 5]4-1-2-3

2.Você trabalha em um serviço de saúde mental, no qual realiza grupos terapêuticos. Levando em conta que você interage diretamente com os pacientes, e está atento, numa postura de prontidão aos fenômenos, e não sabe de antemão o que será observado, você poderia classificar esse tipo de observação como:Opção única.

(1 Ponto)

[pic 6]participante

[pic 7]assistemática e participante

[pic 8]sistemática

[pic 9]sistemática e naturalística

[pic 10]assistemática e naturalística

3.O grupo focal é uma técnica de observação de grupos que trabalha com a reflexão através da fala, onde os participantes são convocados a colocar seus conceitos, impressões e concepções sobre determinado tema. Sobre essa técnica de observação, analise as afirmativas: (1,0 ponto) I – o público-alvo da pesquisa deve ser grande, visando generalizar resultados. II – o mediador deve colocar questões que instaurem e alimentem o debate, sempre buscando consensos. III – o mediador é o único da equipe de pesquisa que deve intervir e interagir, e o relator deve anotar as falas, nominá-las, associar aos motivos que a incitaram, e também observar a linguagem não-verbal. IV – o número de grupos focais a serem realizados é determinado pelo esgotamento dos temas de interesse para o pesquisador.Opção única.

(1 Ponto)

[pic 11]I e III

[pic 12]II e III

[pic 13]Somente a III

[pic 14]III e IV

[pic 15]Somente a IV

4.Uma psicóloga pesquisadora estava interessada em mapear quais são os assuntos mais debatidos em grupos de adolescentes. Para tal, passou a observá-los em praças públicas, onde se reuniam todas as noites. Os adolescentes não sabiam que ela estava ali os observando, e ela praticava as observações de modo que não interferia na sociabilidade observada. Com base no relato, assinale a alternativa CORRETA:Opção única.

(1 Ponto)

[pic 16]A pesquisa se utilizou observação naturalística, e o relatório deverá incluir as impressões da observadora.

[pic 17]Trata-se de um estudo de observação participante, pois houve interação com o grupo observado.

[pic 18]Trata-se de uma pesquisa que utilizou a observação sistemática, pois definiu previamente o que iria observar e controlou variáveis.

[pic 19]No caso desta pesquisa, a psicóloga não tinha um objetivo definido.

[pic 20]Os achados da pesquisa serão pouco valiosos, pois as simples observações nunca geram importantes descobertas.

5.) Na década de 40 havia uma hegemonia do estudo do comportamento observável e a pretensão da neutralidade científica. Na mesma época, Kurt Lewin traz importantes contribuições que vão interferir nessa hegemonia. Considerando tais contribuições, assinale a alternativa INCORRETA:Opção única.

(1 Ponto)

[pic 21]A ação individual passa a ser explicada pela interação entre individuo e seu meio

[pic 22]Sujeito e objeto não estão dados a priori, se afetam mutuamente no campo de forças.

[pic 23]A neutralidade é possível, desde que o observador seja rigoroso.

[pic 24]A pesquisa-ação inclui o pesquisador como parte integrante do campo de pesquisa.

[pic 25]A ação do pesquisador modifica o objeto estudado.

6.A técnica da observação participante é classicamente utilizada na Antropologia, e seu uso na pesquisa em Psicologia vem crescendo. Porém, “a observação participante é paradoxalmente uma técnica popular, mas efetivamente pouco conhecida. Também podemos e, mais que isso, devemos compreender que, apesar de sua popularidade, existem diferentes concepções e entendimentos do que ela vem a ser e de como aplicá-la” (Fernandes, 2011, p. 263). Apesar das diferentes concepções, tal método de observação requer um rigor metodológico, a fim de aproveitar as potencialidades dessa técnica. Partindo desse pressuposto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta (1,0 ponto). ( ) O recurso que deve estar sempre disponível nesse modo de observação é o corpo em sua totalidade, trabalhando em interatividade e uso de todos os sentidos, não só a visão. ( ) Deve-se deixar levar por noções pré-concebidas e valores pessoais, sem a necessidade de colocá-los em análise. ( ) Deve-se respeitar os códigos de conduta próprios da população estudada. ( ) O informante-chave pode abrir portas, mas se não houver empatia por parte do observador, pode gerar o efeito contrário.Opção única.

(1 Ponto)

[pic 26]V-V-V-F

[pic 27]F-V-F-V

[pic 28]F-V-V-V

[pic 29]V-V-F-V

[pic 30]V-F-V-V

7.O método cartográfico permite a proposição do paradigma do cuidado como conhecimento, entendendo a realidade e os sujeitos como processos, e não como estados fixos e imutáveis. Pelo olhar cartográfico, a realidade é composta por linhas, nas quais o cuidado deve atuar mapeando-as, acompanhando-as, na perspectiva do transformar para conhecer. Tal proposta ético-política requer do/a observador/a uma atitude implicada, pela qual questiona as condições que fazem emergir os sujeitos e objetos, mapeando as linhas que formam o campo da observação. É um caminho que se trilha no sentido da dissolução do ponto de vista do observador, que se trata de:Opção única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (151.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com