TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Documentário sobre Frida Kahlo

Por:   •  9/12/2018  •  Resenha  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do documentário sobre Frida Kahlo

O  caso de Frida Kahlo, através de um olhar Psicanalítico, ganha destaque com o processo de sublimação ao qual ela estava inserida,  uma vez que a sublimação consiste em uma substituição do objetivo sexual por outro mais valorizado socialmente.  As raízes e energia desse processo são pulsionalmente sexuais enquanto o seu fim é uma realização não sexual.

Frida após o acidente, imóvel numa cama vê-se abandonada por aquele que seria o objeto do seu desejo, a sublimação acontece então de forma imediata ao vazio iminente, desviando assim o sentimento de tristeza por uma atividade do ideal do eu que exalta, guia e encerra a capacidade plástica da pulsão. Sua energia libidinal escapou à tentativa de recalcamento,  através do seu investimento nas artes, ou melhor dizendo, nas telas a qual criava suas pinturas. Portanto, houve também aí a intervenção de um eu narcísico que deixa a marca do eu criador ao final de sua obra correspondendo a um ideal social que está subjetivamente internalizado ao ideal do eu.

Constatamos por intermédio deste caso que as obras de sublimação passam a ser, então, algo além das propriedades inerentes a matéria, são fragmentos da própria realidade do sujeito representado por imagens e formas que foram, portanto, novamente criadas.

........ ............ ........... ............. ........... .......... ........... .......... ......... ......... ..... ........ ....... ...... ........ ......... ......... ........ .......... ............. ............ ........... ............. ......... .......... ........... .......... ............ ........... ......... ........ ......... ......... ........... ......... ......... ...... ......... .........

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com