TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As INFLUENCIAS Fisiológicas Na Psicologia

Casos: As INFLUENCIAS Fisiológicas Na Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

CAPITULO 2.

AS INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS NA PSICOLOGIA

1º Por que o pato mecânico causou tanta sensação em Paris de 1739? Porque o pato mecânico levou a Paris um grande numero de pessoas de muitos países europeus. As pessoas se admiravam com o fato de que os inventores pudessem fabricar coisas como se fosse uma criação natural.

Qual a relação disso com o desenvolvimento de uma nova psicologia? Com o desenvolvimento, a relação com a psicologia, era que os inventores pudessem fabricar um pato de acordo com o movimento de um homem como movendo-se para se alimentar, engolir etc. Isto repercutiu na psicologia.

__________________________________________________

2º Explique o conceito do mecanismo. Como esse conceito foi aplicado aos seres humanos? Mecanismo é uma doutrina para qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passiveis de explicação pelas leis da física e da química. Foi aplicado de uma forma que serviu de alicerce para o desenvolvimento subseqüentes do campo da física.

_____________________________________________________

3º Qual a relação existente entre o desenvolvimento do relógio e dos robôs e as idéias do determinismo e do reducionismo? É que o robô e o relógio trabalhavam com previsibilidade e regularidade para um bom funcionamento das peças.

-------------------------------------------------------------------------------

4º Por que os relógios foram considerados modelos para o universo físico? Os relógios foram considerados modelos, em virtude da sua regularidade previsibilidade e exatidão.

___________________________________________________

5º Quais as implicações da máquina calculadora de Babbage na nova psicologia? A máquina calculadora de Babbage simulava as ações mentais, ela demonstrou um grande marco na tentativa de simular o pensamento humano.

Descreva a contribuição de Ada Lovelace para o trabalho de Babbage. . A maior contribuição de Ada Lovelace foi vislumbrar que o computador mecânico poderia fazer varias operações além de simplesmente fazer contas com números.

___________________________________________

6º Qual a diferencia entre a visão de Descartes a respeito da questão mente-corpo e as visões anteriores? Na visão de Descartes a mente e o corpo e que a mente influência o corpo, mas a influência deste sobre a mente era maior que se acreditava. E nas visões anteriores eram trabalhados com o pensamento humano para o funcionamento da máquina

____________________________________________________

7º Qual a explicação de Descartes para o funcionamento e a interação do corpo humano e da mente humana? Qual o papel do Conarium? Como a mente possui a capacidade do pensamento da percepção e da vontade, de algum modo influência o corpo e é por ele influenciado. Descartes considerou lógico ser esse o centro da interação o conarium “a quantidade de movimentos físicos, o fluxo do espírito animal produz uma qualidade mental, ou seja, uma sensação”.

8º Como Descartes diferenciava as idéias inatas das idéias derivadas? São produzidas pelos fatores genético determinantes para aquisição do conhecimento, já as ideias derivadas acreditam que a influência ambiental, ou a aprendizagem são determinantes.

9º Defina o positivismo, o materialismo e o empirismo. Quais as contribuições de cada um para a nova psicologia? POSITIVISMO: doutrina que reconhece somente os fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis

MATERIALISMO: doutrina que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos pela existência e natureza da matéria.

EMPIRISMO: doutrina relacionada com o desenvolvimento da mente, ou seja, com a forma como ela irá adquirir o conhecimento

10º Descreva a definição de Locke sobre o empirismo. Discuta seus conceitos de sensação e reflexão e o de idéias simples e complexas. O empirismo foi definido pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke no século XVII. Locke argumentou que a mente seria um quadro em branco sobre o qual é gravado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com