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Influencias Filosoficas Na Psicologia

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Por:   •  16/10/2013  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  3.072 Visualizações

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Influências Filosóficas na Psicologia

O Zeitgeist do século XVII ao XIX construiu a base que sustentou a nova psicologia. O mecanicismo que e a doutrina para qual os processos naturais são determinados mecanicamente e explicados pelas leis da física e química , enxergava o universo como uma grande maquina , foi o fundamento filosófico do século XVII , ou seja a sua força básica. O funcionamento do universo físico era comparado ao de um relógio ou qualquer maquina. Os cientistas submete a “causa” e a “perfeição” a Deus , que fez o universo com perfeição e que acreditavam que se dominassem as leis de funcionamento dele,preveriam o comportamento futuro. A comparação dele com o relógio abrange a ideia do determinismo que e a doutrina que afirma serem os atos determinados pelos eventos do passado. Não era difícil perceber a estrutura e o funcionamento do relógio.Era fácil desmonta-lo e verificar exatamente a operação das engrenagens. Essa ideia levou os cientistas a popularizarem o conceito de reducionismo que e a doutrina que explica os fenômenos em um nível (por exemplo, as ideias complexas) em termos de fenômenos em outro nível (por exemplo as ideias simples). Já René Descartes e outros filósofos adotaram os robôs como modelos para os seres humanos. Para eles o ser humano funcionava assim como o universo , ou seja , igual ao mecanismo do relógio.Enquanto os robôs imitavam os atos físico humano, a calculadora de Charles Babbge simulava as ações mentais . Alem de tabular os valores das funções matemáticas , a maquina dispunha de recursos para jogar xadrez, damas etc. Era ate mesmo dotada de memória para armazenar os resultados parciais usados posteriormente para completar o calculo . Ainda no século XLL nova força ganhava importância : Empirismo a busca do conhecimento por meio da observação e da experimentação.O conhecimento extraído do passado tornara-se suspeito dando lugar aos anos dourados iluminados pelas descobertas e percepções cientificas que refletiam a mudança na natureza da investigação cientifica.ao longo de vários períodos, os intelectuais discutiam como a mente ou as qualidades mentais podia ser diferenciada do corpo e de todas as demais qualidades físicas. Antes de Descartes , a teoria predominantes afirmava ser interação entre a mente e o corpo essencialmente unilateral.A mente era capaz de exercer grande influência sobre o corpo , enquanto o corpo exercia pouco efeito sobre a mente. Já na teoria dele , a mente era maior do que acreditava.A relação não era apenas unilateral, mas mutua. Ele era definido como autor da teoria de reflexo. Essa teoria e precursora da moderna psicologia behaviorista de estímulo-resposta, cuja ideia consiste na possibilidade de um objeto externo(estimulo) provocar uma resposta involuntária , como a perna que salta quando o medico bate o joelho com um pequeno martelo. O comportamento reflexo não envolve pensamento nem processo cognitivo: parece ser mecânico ou automático. A doutrina das ideias de Descartes também exerceu profunda influência no desenvolvimento da psicologia moderna. Ele afirma ser a mente produtora de dois tipos de ideias derivadas e inatas. As ideias derivadas surgem da aplicação direta de estímulos externos , tais como o som do sino ou imagem de uma arvore. As ideias inatas não são produzidas por objetos do mundo externo que invadem os sentidos , mas desenvolvidas A partir da mente ou do consciente. Entre as ideias inatas identificadas por Descartes estão Deus , o eu, a perfeição e o infinito. Em meados do século XIX , 200 anos após a morte de Descartes, terminava o longo período da psicologia pré-científica.Nessa época,o pensamento filosófico europeu foi impregnado por um novo espírito: o positivismo. O conceito e o termo formam a base do trabalho do filosofo Frances Augusto Conte que , ao saber da sua morte iminente, declarou que seria uma perda irreparável para humanidade. As ideias de Conte eram tão respeitadas que o positivismo tornou-se um força popular e dominante no Zeitgeíst europeu do final dos anos 1800.”Todos eram positivista , pelo menos , alegavam ser”. A ampla aceitação do positivismo significava que os intelectuais estudavam dois estudavam dois tipos de proposição , descritos por um historiado da seguinte forma : “ um refere-se aos objetos da razão e consiste na afirmação cientifica. O outro não tem sentido, ou seja , é irracional”. A doutrina do materialismo assegurava a possibilidade de descrição dos fatos do universo em termos físico da sua explicação por meio das propriedades da matéria e da energia. A proposta dos materialistas afirmava ser possível compreender até mesmo a consciência humana com base nos princípios da física e química.Um terceiro grupo de filósofos, os defensores do empirismo, preocupava-se em descobrir como a mente adquiria o conhecimento .Afirmava ser todo o conhecimento resultante da experiência sensorial. O positivismo, o materialismo e o empirismo vieram se tornar as bases filoficas da nova ciência da psicologia. John Locke realçou como a mente adquire o conhecimento. O interesse principal estava voltado ao funcionamento cognitivo, isto á forma como a mente adquire o conhecimento. Ao lidar com essa questão , ele rejeitou a proposta de Descartes sobre a existência das ideias inatas, apresentando o argumento de que o ser humano nascia sem qualquer conhecimento prévio.Locke admitia dois tipos de experiências: um derivado da sensação e outro da reflexão. As ideias resultantes da sensação , ou seja, as derivadas da experiência sensorial direta com os objetos físicos presentes no ambiente, são simples impressões do sentido.A teoria da associação. O conceito da combinação ou da composição de ideias e a noção contraria de analise marcam o inicio da abordagem mental- química do problema da associação.outra importante proposta dele para fase inicial da psicologia foi o conceito de qualidades primarias e secundarias aplicadas simples. As qualidades primarias existem em um objeto, sejam ou não percebidas por nós. As qualidades secundarias, como a cor,

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