TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Influencias Na Psicologia

Monografias: As Influencias Na Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

AS INFLUENCIAS FISIOLOGICAS NA PSICOLOGIA

AS INFLUENCIAS FISIOLOGICAS NA PSICOLOGIA:

“Em 1794, s.r. David Kinnebrook observava criteriosamente o movimento das estrelas e dos planetas por todo ano de 1974 e parte do presente ano, abodecendo a alguns procedimentos por mim utilizados, passou a registrar a partir do inicio de agosto passado meio segundo de atraso em relação ás minhas observações, e, em janeiro do ano seguinte, ou seja, em 1976, ele aumentou seu erro em oito décimos de segundos, infelizmente, suas observações prosseguiram por um período considerável e então, embora relutante, visto ele ser um ótimo e cuidado assistente, acabei dispensando-o” (Apud Howse,1989, p.169.)

Kinnebrook foi demitido e caiu no esquecimento sem tomar conhecimento de que, a final, não havia cometido erro algum e desempenhara um importante papel, embora inadvertidamente, na fundação da nova ciência psicologia.

O acidente de kinnebrook foi ignorado por 20 anos, ate o fenômeno tornar-se objeto de investigação do astrônomo alemão Friedrich Wilhelm bessel que estava interessado em estudar erros de medição. Ele suspeitava que aqueles “erros” deveriam ser atribuídos ás diferenças individuais – destinçoes pessoais sobre as quais as próprias pessoas não tem controle. Sendo assim ele , raciocinou Bessel, as diferenças podem ser encontradas entre os tempos observados por todos os astrônomos, fenômeno que passou a ser chamado de “equação pessoal”.

Ele chegou a duas conclusões: a primeira era que os astrônomos deveriam levar em consideração a natureza humana do observador, já que a percepção pessoal influencia na observação.

A segunda que a astronomia deve levar em conta o papel do observador humano, certamente ele é importante também para outras ciências que dependem do método de observação.

Filósofos Empiristas debateram a natureza subjetiva da percepção humana. Assim os cientistas começaram a estudar os órgãos dos sentidos humanos. Desse modo os fisiologitas começaram a...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com