TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Psicossociais e Clínicos

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

CURSO DE PSICOLOGIA

CAMILA AMARAL COSENZA

DANIELY A. SALOMÃO BOTEGA

PAMELLA MARINA CRESTANI

VANESSA FRANCO PIOLI

TRABALHO DE CONCLUSÃO

CURITBA

2015

Aspectos psicossociais e clínicos

Na sociedade atual, a solução dos mais variados tipos de problemas é cada vez mais procurada do lado das drogas, sejam legais ou ilegais. É no real das reações bioquímicas inseridas num contexto de linguagem sígnica que a contemporaneidade procura tornar suportável o crescente mal-estar de viver. Buscando-se um prazer imediato, gozo cínico, gerando uma patologização nos indivíduos.

A sociedade capitalista “impõe” o consumismo exacerbado, sendo que, o sucesso social e a felicidade pessoal são identificados pelo nível de consumo que o indivíduo tem. Essa busca pelo prazer acaba gerando um quadro clinico de dependência química e psicológica.

Introdução

O presente trabalho trata sobre os textos apresentados na sala de aula, com enfoque no texto “Toxicomania e gozo” feito por Luci Alves de Oliveira. A palavra tóxica surge à noção de toxicomania que caracteriza uma situação na qual um sujeito se torna dependente de um tipo de droga (morfina, cocaína, etc.), uma farmacodependencia, uma toxicodependência: autoadministração crônica contra a razão e a vontade; como se a ação que leva o sujeito a usar a droga viesse de "outro lugar" dentro do próprio sujeito.

O texto demonstra a etiologia, o diagnostico e o tratamento da toxicomania. A intoxicação nessa psicopatologia seria uma forma de suportar o mal-estar necessário imposto ao ser humano que vive em uma determinada civilização.

        

Desenvolvimento

A droga tem toda uma história passada antes até de ser chamada assim, era usada em culturas diversas para medicamentos, rituais e veneno. Até que no século XVIII foi estudado os efeitos das drogas pelos médicos e foi possível ver que causam dependência física e psicológica.

 A droga muitas vezes e usada para preencher uma lacuna vazia que isso causa angustia e tendo a droga como prazer, gozo, uma fuga daquela realidade um esquecimento dos problemas que não serão resolvidos, criando assim uma espécie de esquiva e usando a droga como solução dos problemas, como se a ação que leva o sujeito a usar a droga viesse de outro lugar dentro do próprio sujeito.

A dependência química é uma doença crônica e multifatorial, isso significa que diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais. Os critérios para fazer o diagnóstico estão no DSM IV e/ou no CID10.

A aceitação e fundamental para todo o processo do tratamento pois se o indivíduo não aceitar que está doente o tratamento não será valido, o tratamento tem que partir do próprio usuário com todo o auxílio da família o tratamento forçado não terá sucesso algum.  

Existem vários tipos de tratamentos mas tem que estar adequado para cada indivíduo e sua subjetividade, pois não são todos os tratamentos que será eficaz para aquele indivíduo.

O tratamento começa com a desintoxicação do indivíduo com aquela droga, uma maneira de limpar o sujeito e evitar que o mesmo use a droga, essa fase e bem complicada para o sujeito mas com uso de medicações feitas pelo médico pode ajudar a passar dessa fase sem tanto desconforto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com