TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 03 AVA

Artigo: Aula Tema 03 AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

1. Este conceito aparece basicamente como uma ilusão, sobre a falsa consciência. Através de toda essa ideologia são construídos imaginários e também a lógica de identificação social, portanto a ideologia tem como principal função ocultar a existência do conflito de classes.

2. O fato que dizer que a ideologia é algo que se mostra que se expõe mais, tem como característica a visibilidade, não se esconde, traz exemplos específicos e tem um comando, já a doutrina filosófica ela já tem como conceito a explicação de algo, ela vem mais com detalhes e explicações.

3. As ideologias mais comuns e presentes hoje em dia no mundo é a da moda, por exemplo, as pessoas usam roupas que às vezes não são confortáveis, ou que até mesmo não gostam por puro modismo. Um outro exemplo é de uma compra de celular, a pessoa vai com a intenção da compra de um aparelho, e no instante da compra o vendedor aparece com ouros aparelhos, motivos mais convincentes, e faz com que o consumidor mude de ideia, e faz a compra de algo que no momento ele não tinha a necessidade de efetuar a compra, ou até mesmo de ter este produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com