TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autolesão e Suicídio

Por:   •  15/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

                                   PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

                                                        PSICOLOGIA – 2° PERÍODO

                                                       

TRABALHO SOBRE FORMAS DE VIOLÊNCIA: Autolesão e Suicídio

AUTOLESÃO

A automutilação é um comportamento intencional de agressão direto ao próprio corpo, utilizando qualquer objeto, mas sem a intensão real de suicídio. A autolesão costuma ser uma forma de evitar o suicídio. É mais comum ter essa prática entre os adolescentes e adultos jovens. Esse comportamento ainda é muito julgado pelas pessoas por acharem que essa atitude é apenas para chamar a atenção. Uma prova de que essa doença não é para chamar atenção é que normalmente o lugar escolhido para efetuar a autolesão é um lugar escondido, onde roupas, acessórios e até maquiagem são capazes de esconder.

Existem dois perfis de automutilador: O primeiro é aquela pessoa emocionalmente abalada, que passou por um grande trauma ou que sofre muita pressão ou até mesmo uma grande rejeição ao longo de sua vida.A automutilação pode ser feita de diversas formas, tais como: cortes nos braços, pernas ou barriga; chicoteia a si próprio ; sufoca a si mesmo ; morde a si mesmo; cutuca feridas; furar-se com objetos pontiagudos; beliscar-se; ingerir produtos tóxicos; entre outros.

Em algumas religiões o costume de se autopunir faz parte das crenças e tradições. Entre essas formas de autopunição duas são as mais comuns, a autoimolação e a autoflagelação. A autoimolação é o ato de atear fogo ao próprio corpo geralmente como protesto ou martírio e em algumas religiões também é tolerada como forma de devoção, protesto ou renuncia. Como exemplo temos o chamado sacrifício de Sati, que é o ato de mulheres viúvas se atirar a fogueira junto ao seu falecido marido, o monge budista Thích Quảng Ðức que como forma de protesto ao regime da época ateou fogo ao próprio corpo levando vários monges a repetir sua atitude algum tempo depois e os homens bombas, que por acreditarem estar participando de uma guerra santa, sacrificam a vida. Já a autoflagelação é o ato de causar dor a si mesmo como uma forma de castigo.

Por mais que a autolesão seja algo extremamente sério, que merece muita atenção, em algumas ocasiões ela é banalizada e até mesmo tratada de forma romântica. Essa banalização e romantização do problema só fazem com que a seriedade dos casos seja ignorada. De fato, existem muitos que se machucam apenas para aparecer ou para provar algo desnecessário, mas devemos nos concentrar em tratar as ocorrências verdadeiras da melhor forma possível, nunca desmerecendo aqueles que sofrem desse mal. Uma forma clara de banalização é a atenção e dimensão tomado jogo Baleia Azul.

As pessoas que se automutilam, podem apresentar alguns sinais que se ficarmos atentos, podemos perceber e ajudá-las.  Sinais como tristeza intensa, comportamento introspectivo são comuns e também são sinais de depressão, roupas cobertas até mesmo em dias quentes com a intenção de esconder os machucados, baixa autoestima, se culpar por qualquer problema ou pensar que não é bom o suficiente. Contudo, lesões inexplicáveis geralmente na região do pulso, braço e coxa são indicações muito importantes.

 Ao desconfiar que alguém esteja causando ferimentos a si mesmo, não se deve ignorar as suspeitas, é importante pergunta-la e questiona-la. Além disso, escutar com atenção Contudo, pode ser compartilhado o número do Centro de Valorização da vida (CVV): 188, que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente.

SUICÍDIO

  Suicídio é o ato pelo qual o ser humano decide tirar a própria vida, essa decisão pode ser resultado de vários eventos traumáticos que esta ocorrendo em sua vida. Estima-se que mais de 800 pessoas se matem por ano,  isso daria mais ou menos 1 suicídio a cada 40 segundos. A ideação suicida consiste em pensar, cogitar ou planejar o suicídio, mas a pessoas não suicida de fato, a maioria das pessoas apenas idealizam. É mais comum ocorre nos países mais ricos e entre os homens.  Dados ainda inéditos mostram que, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 - um aumento de quase 10%.Formas em que o suicídio pode ser efetuados: com uso da arma de fogo, saltar de um lugar de altura, enforcar-se, cortar os pulsos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com