TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula De Sustentabilidade 07

Exames: Ava Aula De Sustentabilidade 07. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 4

Aula 07 AVA Filosofia

Consciência e conhecimento

1 - “Uma nova forma de coser: a invenção da máquina de costura automática deve-se muito a um sonho que teve o inventor americano Elias Howe (1819-1867). Uma agulha de coser vulgar tem o seu orifício na extremidade oposta à ponta, mas Howe, ao tentar automatizar o processo, não conseguia resultados com agulhas dessas. Certa noite, porém, sonhou com uma tribo que o ameaçava com lanças que tinham uma argola logo a seguir à cabeça da lança. Percebeu então a vantagem de colocar o orifício perto da extremidade da agulha.”

“O Consciente e o Inconsciente – O Poder do Cérebro” - Vários autores, 2004,

Lisboa: Seleções do Readers Digest – Tradução de Maria do Rosário Pernas.

A partir desse texto e considerando seus estudos, podemos afirmar que:

A mente inconsciente não consegue resolver certos problemas enquanto o consciente não estiver também envolvido na solução de tais questões.

É exclusivamente a mente inconsciente que se ocupa da resolução de problemas.

Há vários graus de consciência e o exemplo confirma como a consciência não reflexiva pode resolver problemas.

O processo mental que conduziu a essa descoberta se deu no inconsciente do sonhador Elias Howe.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I, III e IV.

b. III apenas.

c. I, II e III.

d. II e IV.

e. IV apenas.

Resposta correta: IV apenas. Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção já que o processo mental que conduziu a essa descoberta se deu no inconsciente de Elias Howe. As outras três afirmações estão incorretas.

2 - O inconsciente, para Freud – médico neurologista judeu-austríaco e fundador da psicanálise –, difere essencialmente do subconsciente.

Sobre esse contexto, analise as afirmativas:

Subconsciente é o grau de consciência tido como consciência passiva e consciência vivida não-reflexiva, podendo tornar-se plenamente consciente.

Subconsciente é o grau de consciência tido como consciência ativa e reflexiva, podendo tornar-se plenamente consciente.

O inconsciente nunca será consciente diretamente, podendo apenas ser captado indiretamente através de técnicas especiais de interpretação desenvolvidas pela psicanálise.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. III apenas.

b. I e II.

c. I, II e III.

d. I apenas.

e. I e III.

Resposta correta: I e III.

Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção, já que, segundo Freud, subconsciente é o grau de consciência tido como consciência passiva e consciência vivida não-reflexiva, podendo tornar-se plenamente consciente. E o inconsciente nunca será consciente diretamente, podendo apenas ser captado indiretamente através de técnicas especiais de interpretação desenvolvidas pela psicanálise.

3 - É a consciência que realiza atos, (tais como lembrar, perceber, refletir, imaginar, pensar, falar) e visa conteúdos ou significações (o lembrado, o percebido, o falado, o imaginado, o pensado, o refletido). O sujeito do conhecimento, então, é aquele que reflete sobre as relações entre atos e significações, que conhece a estrutura formada por eles composta de imaginação, percepção, linguagem, pensamento e memória.

A consciência sobre a qual o texto se refere é a:

Escolher uma resposta.

a. consciência vivida.

b. consciência passiva.

c. consciência não ativa

d. consciência ativa e reflexiva

e. consciência não reflexiva.

Resposta correta: consciência ativa e reflexiva.

Comentário sobre a resposta correta: A consciência ativa e reflexiva é a consciência que realiza atos, (tais como lembrar, perceber, refletir, imaginar, pensar, refletir, falar) e visa conteúdos ou significações (o lembrado, o percebido, o falado, o imaginado, o pensado, o refletido).

4 - Para a ______________, a consciência é uma atividade intelectual e sensível com poder de análise, síntese e de representação. Compõe o sujeito humano que se reconhece, a partir da consciência, como diferente e distinto dos objetos. O sujeito então elabora, inventa e descobre significações, atribui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com