TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula Tema 5 Filosofia

Casos: Ava Aula Tema 5 Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 5

Ao estudarmos os primeiros filósofos e as questões às quais se dedicavam na Grécia Antiga, notamos que o foco principal era a origem e a ordem do mundo: o kósmos. A Filosofia que nascia naquela época era uma ____________. Aos poucos, a indagação central questionou opróprio kósmos, o foco passou a ser a busca pelo princípio que ordenava todas as coisas e que mantinha sua imutabilidade mesmo com a transformação delas. Agora as perguntas primordiais são: “o que faz as coisas serem como são?; o que é o ser?”. Com isso, a Filosofia se desloca para a ____________ , que é o conhecimento ou o saber sobre o ser.

As palavras que completam corretamente esse texto são, respectivamente:

Escolher uma resposta.

a. subjetividade - cosmologia

b. ontologia - cosmologia

c. cosmologia - ontologia Correto

d. realidade - subjetividade

e. realidade - ontologia

Resposta correta: cosmologia - ontologia.

Comentário sobre a resposta correta: A cosmologia tem como foco a origem e a ordem do mundo e a ontologia se dedica ao conhecimento ou o saber sobre o ser.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Chauí (2012) nos indica as diferentes posturas dos sofistas e de Sócrates em relação ao conhecimento verdadeiro.

Escolha a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Sócrates, distanciando-se dos primeiros filósofos e opondo-se aos sofistas, afirmava que a verdade pode ser conhecida, mas primeiro devemos afastar as ilusões dos sentidos e as das palavras ou das opiniões e alcançar a verdade apenas pelo pensamento. Correto

b. Segundo os sofistas, conhecer épassar da aparência à essência, da opinião ao conceito, do ponto de vista individual à idéia universal de cada um dos seres e de cada um dos valores da vida moral e política.

c. Para os sofistas, os sentidos nos dão as aparências das coisas e as palavras, meras opiniões sobre elas.

d. Sócrates e os sofistas possuem um ponto em comum: concordam que, para se relacionarem com o mundo e com os outros humanos, os homens devem valer-se de outro instrumento – a linguagem – para persuadir os outros de suas próprias idéias e opiniões. Para ambos, a verdade é uma questão de opinião e de persuasão, e a linguagem é mais importante do que a percepção e o pensamento.

e. Sócrates, diante da pluralidade e do antagonismo das filosofias anteriores, ou dos conflitos entre as várias ontologias, concluiu que não podemos conhecer o Ser, mas só podemos ter opiniões subjetivas sobre a realidade.

Resposta correta: Sócrates, distanciando-se dos primeiros filósofos e opondo-se aos sofistas, afirmava que a verdade pode ser conhecida, mas primeiro devemos afastar as ilusões dos sentidos e as das palavras ou das opiniões e alcançar a verdade apenas pelo pensamento.

Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção, já que todas as demais afirmações estão incorretas quanto às posturas de Sócrates e dos sofistas na questão do conhecimento verdadeiro.Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Platão e Aristóteles, na Grécia Antiga, empenharam esforço para definir as formas de conhecer e para estabelecer as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão.

Sobre este contexto, analise as afirmações:

Platão e Aristóteles introduziram na Filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer ou os graus de conhecimento.

Para Platão e Aristóteles, os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

Apenas Platão considera que os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

Apenas Aristóteles considera que os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I, III e IV.

b. apenas III.

c. I e III.

d. I e II. Correto

e. apenas II.

Resposta correta: I e II.

Comentário sobre a resposta correta: Platão e Aristóteles introduziram na Filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer ou graus de conhecimento. Para ambos, os graus de conhecimento se distinguem pela presença ou pela ausência do verdadeiro e do falso.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Platão diferencia quatro formas,isto é, quatro graus de conhecimento. Escolha, então, a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Platão aproxima estas duas formas de conhecimento na busca pela verdade: o conhecimento sensível (crença e opinião) e o conhecimento intelectual (raciocínio e intuição).

b. Esses conhecimentos, para Platão, vão do grau inferior ao superior, a saber: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. Correto

c. Na concepção de Platão, o raciocínio e intuição intelectual devem ser afastados da Filosofia.

d. Segundo ele, os dois primeiros graus, chamados de conhecimento sensível, devem ser aproximados da Filosofia por serem conhecimentos de aparências.

e.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com