TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Etapa 3 Ideologia

Casos: Ava Etapa 3 Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

Acredito que o conceito de Karl Marx referente a Ideologia era determinada pelas relações de denominação entre as classes sociais. Desde então começou a luta “contra a emancipação dos explorados” e tomou por consciência que todo e qualquer sujeito tem direito de se expressar com o livre arbítrio

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

A ideologia vem à frente por conta que ela surje a partir do surgimento real da historia e a filosofia vem depois da historia e como diz o filósofo “a filosofia pode enxergar tudo, mas ela só pode enxergar quando tudo já ocorreu”, ou seja, primeiro acontece a historia o fato e depois vem o fundamento. Estou completamente de acordo com o filósofo, pois não tem sentindo ter primeiro o fundamento do ocorrido sem ter primeiro acontecido o mesmo.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

Exemplo 1: A sociedade é muito preconceituosa quando se diz, sexo, ou cor de roupa, onde não da nada mulher usar roupa da cor azul, porem se um homem usar uma roupa da cor rosa, sempre vai dar o que falar. Na minha opinião não é a cor da roupa o a roupa que a pessoa esta usando que define o que ela é

na verdade

.

Exemplo 2: Quando a sociedade se depara com uma mulher de roupa curta, o alguem cheio de tatuagem, como o olhar da sociedade a mulher que esta com a roupa curta muita vezes sera considerada como uma mulher da vida, e o rapaz ou a moça cheia de tatuagens, sera considerada uma pessoa de ma idole, como disse no exemplo anterior, o estilo da pessoa, ou a roupa que ela usa, não defini na verdade o que ela é, vivemos numa sociedade muito preconceituosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com