TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL QUESTÕES SOCIAIS E SUAS EXPRESSÕES

Projeto de pesquisa: BRASIL QUESTÕES SOCIAIS E SUAS EXPRESSÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

No desenvolvimento da sociedade brasileira e mundial passa por diversas fases, dessas fases a questão social e suas expressões trazem a necessidade do surgimento de uma nova classe com objetivo de estreitar relações entre a burguesia e a classe operária. Hoje o serviço social vem trabalhando questões oriundas de refrações sociais no passado, atendendo reivindicações da sociedade atual.

QUESTÕES SOCIAIS BRASILEIRAS E SUAS EXPRESSÕES

No final do século XIX, o contexto histórico nacional vinha passando por diversas necessidades de mudanças, principalmente na questão social. A revolução industrial, o capitalismo extremo, consigo trouxeram reinvindicações das classes operárias que buscavam melhorias nas condições de trabalho, e na qualidade de vida, reinvindicações essas que foram tratadas de forma violenta e com repressões sendo vista de forma infracional, ou seja, como crime, sempre era caso de polícia e se agravando principalmente na ditadura militar, que tentaram mudar as politicas sociais para atender as expressões da sociedade.

Em torno de 1940, juntamente com a igreja católica e o período da guerra veio a miséria. E visto as necessidades de harmonizar a relação entre a burguesia (empregadores) e toda a classe operária nasce o serviço social o qual juntamente com os objetivos dessas manifestações e necessidades conseguem diversas mudanças nas politicas sociais brasileiras.

Mas nos dia atuais ainda sofremos com diversos problemas oriundos de problemas vivenciados antes e outros problemas que surgem diariamente de acordo com o desenvolvimento social, tais como: O pauperismo, desemprego, analfabetismo, fome, violência, aglomerações urbanas se estrutura física, e diversos outros.

Os assistentes sociais trabalham com a questão social, nas mais variadas expressões cotidianas, e como as pessoas a vivenciam no trabalho, família, habitação, saúde, assistência social, no acesso aos serviços públicos, e outras relações sociais. Onde o mesmo busca sanar tais problemas.

E as consequências da apropriação desigual do produto social são as mais diversas: analfabetismo, violência, desemprego, favelização, fome, analfabetismo político, o qual nossa sociedade politica e líder em manter esse problema. Gerando profissões oportunistas que são frutos da miséria produzida pelo capital: catadores de lixo, “cuidadores de carro”, flanelinhas, engraxates, traficantes, prostitutas e principalmente pedintes.

Na maioria dos problemas que o povo brasileiro sofre atualmente veio desde a colonização portuguesa, a qual teve como principal objetivo explorar e retirar todas as riquezas do país para beneficio próprio, e tentando primeiramente escravizar o povo indígena e logo escravizando os africanos. E como esses diversos erros os quais ficaram até hoje na nossa sociedade, tais como: a descriminação racial, e principalmente o modo como não se administrar um país.

As manifestações feitas pela sociedade de hoje são poucas, porém esta ocorrendo desigualdades, educação de péssima qualidade, pobreza, marginalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com