TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Resenha: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  Resenha  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 3

Behaviorismo

O behaviorismo tem seu inicio marcado com o lançamento de John Watson em 1913 do manifesto behaviorista. Watson (1878-1958), com esse manifesto imprime um novo rumo a historia da psicologia, influencia vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizado, na personalidade e nas psicoterapias.

O comportamento geralmente e definido por meio de unidades analíticas respostas e estímulos investigados pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Analise de comportamento.

Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificado o sentido desse termo. Hoje, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” está inserido. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do individuo (respostas) e o ambiente (estimulações).

Os psicólogos dessa abordagem chegaram aos termos de resposta e estímulos para se referirem aquilo que o organismo faz e ás variáveis ambientais que interagem com o sujeito. Para explicar a adoção desses termos, duas razões podem ser apontadas: uma metodológica e outra histórica.

A razão metodológica deve-se ao fato de que os analistas experimentais do comportamento tomaram como modo preferencial de investigação o método experimental e analítico.

A razão histórica refere-se aos termos escolhidos e popularizados, que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento, devido ao seu uso generalizado.

Comportamento, entendido como interação entre individuo e ambiente, é a unidade básica e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. O ser humano começa a ser estudado a partir de sua interação como o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessa interação.

 Behaviorismo radical (Skinner): designa uma filosofia da Ciência do comportamento por meio da analise do comportamento (comportamento operante).

 Behaviorismo metodológico (Watson): designa um método de ciência, apenas os comportamentos observáveis são possíveis de serem analisados.

 Comportamento correspondente ou reflexo: chamados de não voluntario respostas são eliciadas (produzidas), Por estímulos ancendentes do ambiente. São ações reflexas ou respondentes de comportamento involuntário (ambiente- sujeito), indenpedente da “aprendizagem”. Incluem-se ai as respostas biologicasdo organismo ao ambiente.

 Comportamento operante: amplo leque de atividades humanas em que as relações são voluntarias dependentes da aprendizagem e seus estudos e experimentos definem-se como (Leis comportamentais).

 Leis comportamentais: o homem age ou opera sobre o mundo em função das consequências criadas por sua ação.

 Reforço: é chamado por toda consequência que, seguindo uma resposta, altera probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Reforço positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que a produz; o RP cabe a estímulos desejáveis (sacia a sede). Reforço negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade de futura resposta que o remove ou atenua: O RN cabe a estímulos indesejáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com