TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Comportamental (ou Behaviorismo)

Por:   •  23/4/2013  •  Artigo  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Comportamental (ou Behaviorismo)

Principais autores e conceitos de cada teoria. Postura do professor e sua relação com o aluno. Visão pedagógica sobre a aprendizagem. Metodologias de ensino e aprendizagem. Formas de avaliação.

O behaviorismo constitui um conjunto de teorias, com muitas variantes (comportamentalismo, análise objetiva, análise do comportamento), que focalizam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da psicologia Em relação ao aluno, sabemos que exercemos controle sobre seus comportamentos, na medida em que o conhecemos em que sabemos quais conseqüências têm um valor reforçado para ele (como, por exemplo, a atenção do professor, a nota) e, a partir disso, planejamos uma sequência (a cada etapa da atividade realizada passo por sua carteira e lhe faço um elogio), de tal modo que aumente a possibilidade de que ele passe a se comportar em acordo aos objetivos previamente estabelecidos na relação ensino-aprendizagem em questão. Esclarece que o condicionamento operante já nos anos de 1960 (nos Estados unidos) foi aplicado na área de educação, com a organização do ensino programado, consistindo imediatamente á resposta deste, era apresentado o reforço. Se a resposta fosse correta o aluno poderia continuar avançando. A opção teoria e metodológica do Behaviorismo, de apenas estudar (observar e descrever) o comportamento observável como forma de ajustá-lo ao meio, pode ser entendida em razão do que,nos anos 1950,os Estados Unidos (palco central do behaviorismo) vivenciava um crescente processo de urbanização, com o avanço industrial e a expansão do sistema escolar. Skinner centrava-se na avaliação dos tipos mais adequados de sequência das matérias a serem lecionadas e nas técnicas de elaboração dos programas educativos que, segundo ele, ao se utilizar de materiais projetados para recompensar os avanços de cada um na aprendizagem,

Torna-a mais rápida e interessante

Psicologia da Gestalt

Principais autores e conceitos de cada teoria. Postura do professor e sua relação com o aluno. Visão pedagógica sobre a aprendizagem. Metodologias de ensino e aprendizagem. Formas de avaliação.

Os fundadores e difusores da Gestalt são Max Wertheimer e Wolfgang Kohler. Segundo os teóricos da Gestalt,os principios são definidos como regras ou leis com os quais são organizadas as percepções,facili uma arvore não é mais percebida como tal quando são separadas todas as folhas,seu tronco,seus galhos.Como podemos verificar,cada parte se define pela função que desempenha na estrutura na qual esta colocada

tando a compreensão. O professor deve, pois, criar situações de ensino de modo a propiciar aprendizagens que realmente tenham sentido para os alunos. No que se refere ao processo de aprendizagem, as discussões dessa teoria possibilitam a compreensão de que o aluno dispõe de uma série de atitudes, habilidades e expectativas sobre sua própria capacidade de aprender, seus conhecimentos, e percebe a situação de aprendizagem de uma forma particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com