TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras Na Infancia

Trabalho Universitário: Brincadeiras Na Infancia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

O Hospital de Clinicas

O Hospital de clínicas da faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é um hospital escola de referência vinculado a Secretária do governo que dispon de de três prédios. Unidade de Emergencia HC Campus e o Hemocentro. O Hospital tem ligação com a Secretária do Governo, no que se refere as questões administrativas. No que se refere ao ensino, pesquisa e assistencia ela é vinculada a Universidade de São Paulo.

O Hospital concentra seu atendimento no Municipio de Ribeirão, recebendo pacientes de outros estados.

Classe Hospitalar do Hospital de Clinicas

Todos os dias na área de internamento do hospital são feito reuniões com o grupo de acolhimento onde os funcionários tem a função de informar os pacientes sobre o período de sua estadia no hospital. Através da reunião local é divulgado aos pais o trabalho da Classe Hospitalar que será realizado com as crianças que ficam internadas. As professoras tem o apoio da instituição para se reunirem semanalmente por duas horas, tendo como objetivas trocas de experiências e atualizar os novos métodos que ajudem no ensino. As pedagogas participam de cursos oferecidos pelo próprio hospital, de como tratar melhor esses pacientes.

Histórico do Programa

A Classe Hospitalar teve inicio através da assistente Silvana Mariello em 1970 . Voltada para as crianças internadas essas aulas eram ministradas por estagiaria do curso de magistério. Para os adultos o método utilizado era o Mobral essas aulas eram ministradas por estagiarias. O atendimento voluntário feito pelas estagiarias se manteve até 1990.

Educação

As crianças não tinham aulas todos os dias, somente àquelas que estavam internadas, e que não iriam fazer nenhuma cirurgia, pois o ensino dependia da disposição dos voluntários. E também sua participação nas aulas não contava como presença no Ministério da Educação, levando essa criança há perder um ano letivo.

Em 1997 foi feito um pedido na Secretaria da Educação para classe hospitalar nos moldes atuais. De inicio foram criadas duas classes dividindo os espaços físicos. Em 2020 após varias tentativas a Secretaria de Educação, foi aberta a terceira classe na ala da Cirurgia da Pediátrica.

Percebemos que a Classe Hospitalar só acontece com o envolvimento e comprometimento de diversas áreas com o Hospital e a Secretária da Educação. Dentro do Hospital a Assistente Social gerencia o programa, contando com os profissionais da área da assistência social, psicologia e enfermagem e do corpo de médicos que trabalham na área da pediatria, cirurgias pediátricas e otoperdia.

A Secretária tem a função de providenciar pedagogas, e também de avaliação e controle de qualidade de ensino através da diretora da escola.

Existe no Hospital uma Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência. Também contam com á ajuda de organizações não governamentais como: A liga de Assistência aos pacientes do centro de Voluntários, o Grupo Espírita, Os Doutores da Alegria. Mesmos que essas ONGS trabalhem diretamente com as crianças elas não tem relação direta com o trabalho pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com