TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPA DE TRABALHO

Monografias: CAPA DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 5

1. Concreto Armado

O concreto armado é atualmente o material mais usado na construção de estruturas de edificações e grandes obras viárias como pontes, viadutos, passarelas, etc. Seu emprego é conhecido em todo o mundo.

Seu uso é difundido pela facilidade de execução e adaptação as mais diferentes formas. No entanto a garantia de qualidade e segurança exige uma série de cuidados desde a fase de projeto até a execução.

Um bom conhecimento das propriedades do material, dos fundamentos de projeto, das normas nacionais e internacional e da tecnologia de execução é necessário e indispensável para se obter estruturas de concreto seguras e duráveis.

O concreto usado como material estrutural é chamado de concreto estrutural e pode ser o concreto simples, sem armadura, como no exemplo de barragens de gravidade. Pode ser o concreto armado quando a armadura não é prestacionada ou protendida e pode ser o concreto protendido quando a armadura é ativa ou protendida.

Quanto ao modo como é executado pode ser moldado na obra, denominado como concreto armado convencional, ou pode ser pré-moldado ou pré-fabricado quando é moldado em fábricas ou mesmo na própria obra fora do seu local definitivo.

1.1 Viga “i” e Viga Calha

1.1.1 Viga Calha: Fabricada em concreto para apoio de coberturas de telhas W ou Y, com captação de águas pluviais.

1.1.2 Viga “i”: Fabricada em concreto, pode ter seção plena nas extremidades, com menor peso próprio que a viga retangular equivalente. Pode vencer vãos de até 20m.

Figura 1 Viga Calha

Figura 2 Viga "I"

1.1.3 Projeto com Viga Calha

Projeto do arquiteto Walter Makhohl com desenho dos arquitetos Mirian Vaccari e Ricardo Rossin com coordenação da arquiteta Regina Canashiro é a obra do Campus CEETEPS em São Paulo localizada na Av. Eng. Adervam Machado X Av. Miguel Inácio Curi – Itaquera. Construido em 2009.

Figura 3 Corte

Figura 4 Detalhe 1 da Viga Calha

Figura 5 Detalhe 2 Viga Calha

1.2 Pilares Maciços e Pilares Vazados

Na engenharia estrutural os pilares em concreto armado, são dimensionados a resistir a compressão e a flambagem. O concreto apesar de praticamente não resistir a esforços de tração, resiste razoavelmente bem a compressão, sendo que em várias oportunidades, como em residências e edificação pequenas, os pilares são armados com a ferragem mínima exigida pelas normas. Os pilares de concreto também devem receber uma armadura transversal que sirva de apoio a armadura longitudinal para a concretagem e que evite a flambagem do pilar, quando este estiver em carga.

Figura 6 Pilar Vazado (esquerda) Pilar Maciço (direita)

1.2.1 Projeto com Pilar Maciço

Projeto do arquiteto Walter Makhohl com desenho dos arquitetos Mirian Vaccari e Ricardo Rossin com coordenação da arquiteta Regina Canashiro é a obra do Campus CEETEPS em São Paulo localizada na Av. Eng. Adervam Machado X Av. Miguel Inácio Curi – Itaquera. Construido em 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com