TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capa Trabalho Beth

Por:   •  26/6/2015  •  Abstract  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

1) A noção de dialética de Hegel é uma análise da vida social que resultam na negação e superação do homem. Como a noção é retomada e reformulada por Karl Marx? (1,0)

A partir do materialismo histórico-dialético.

Marx diz que as relações sociais que os homens estabelecem no trabalho e como produzem seus modos de vida formam a base da sociedade, essas relações criam leis e costumes, estabelecendo relações em torno da noção de trabalho que é o modo como o homem intervém na natureza para satisfazer todas as suas necessidades.

2) A ação dos indivíduos sobre a natureza é expressa no conceito de forças produtivas. A estrutura de uma sociedade, para Marx, depende do estado de desenvolvimento de suas forças produtivas e de outro conceito que lhe é interdependente. Qual é este conceito e qual o seu significado? Que relação é possível fazer com os conceitos de “estrutura” e “superestrutura”? (2,0)

As relações sociais de produção. As duas constituem a estrutura da sociedade, as relações sociais de produção visam os vínculos que os indivíduos criam em torno da sua necessidade, ele mostra como os homens se organizam entre si, sendo consequência disso as classes sociais. Esses dois conceitos formam a base da estrutura da sociedade, mas os homens geram também outra espécie de produto, o conjunto de idéias entre eles; sendo assim, suas concepções, ideologias, códigos morais, regras, sistemas e etc., gerando a superestrutura.

3) Marx trabalha os conceitos de “consciência de classe” como uma superação à questão da “alienação”. Defina os dois conceitos e apresente como esta superação pode acontecer. (2,0)

A consciência de classe baseia-se na necessidade do indivíduo se pertencer a um determinado grupo e uma determinada classe social. Assim, o indivíduo age na defesa de seus interesses coletivos, visando agir de forma organizada seguindo as mesmas orientações do grupo ao qual pertence. A alienação fundamentada por Marx encontra-se na atividade prática exercida pela sociedade: o trabalho. Segundo Marx, o problema que os homens têm no trabalho, o estranhamento entre o trabalhador e sua produção, resulta na alienação do sujeito, cria a eles um trabalho alienado, onde sua energia é sugada pelas atividades que não lhe pertencem, trabalham horas e horas em busca de mais dinheiro para melhorar sua economia. A superação dessa alienação acontece na consciência de classe, os grupos criam resistências em cima das idéias dominantes posta a eles. Assim, o coletivo exercido nessa consciência de classe facilita a libertação e consciência da alienação do mesmo.

4) Ruben Katzman traz no seu artigo “a dimensão espacial nas políticas de superação da pobreza urbana” um debate sobre perspectivas de superação da pobreza. No entanto, segundo o autor, para o êxito dessa ação, um diagnóstico sobre as diferentes realidades locais é posto como essencial. Apresente as quatro tipologias de bairros pobres caracterizando: a) o perfil de seus moradores; b) possibilidades de mobilidade social; e, em seguida, c) faça uma reflexão sobre o tipo de bairro que você considera mais vulnerável e aquele que apresenta as maiores oportunidades, justificando ambas. (2,0)

1° - Bairros formados por migrantes internos que chegam à cidade:

A) - A maioria era formada por cidadãos da zona rural que não tinham costume de trabalhar em organizações formais e, portanto não traziam grande experiência coletiva.

B) - Eles tinham uma visão generalizada de que era possível haver fácil subida de classe social.

2°- Bairros Operários Tradicionais:

A) - São comunidades que compartilham da mesma experiência de trabalho.

B) - Tem maior chance de ascensão social devido à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com