TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS DO BRASIL NO PERÍODO De 1960 a 1980

Artigo: CARACTERÍSTICAS SOCIAIS DO BRASIL NO PERÍODO De 1960 a 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

CARACTERISTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERIODO DE 1960 A 1980

O primeiro padrão de mudança social se caracterizou por uma forte expansão de renda per capita acompanhada do crescimento da desigualdade da repartição da renda pessoal durante 1960 até 1980, O Brasil seguiu orientado pelo avanço do projeto de industrialização nacional com o importante impacto decorrente do movimento geral da urbanização, No Brasil, as políticas sociais têm sua origem estreitamente ligada ao desenvolvimento urbano industrial, no qual o Estado redefiniu suas funções e passou a utilizar mecanismos institucionais de controle, até então fora de sua esfera de intervenção.

Com o processo de desenvolvimento industrial, aliado à expansão urbana, agravou-se a “questão social”, com grandes aglomerados em torno das cidades, que por sua vez atestam o crescimento da pobreza, do desemprego e da exclusão com privações social, econômica, cultural e política para a classe que vive do trabalho. E, por outro lado, se têm uma enorme concentração de renda e riqueza para um pequeno grupo, os grandes proprietários.

As políticas sociais são estratégias governamentais de intervenção nas relações sociais, na manutenção da desigualdade social; estratégias de controle da força de trabalho; regulamentação de direitos sociais passíveis de absorção pelo capitalista.

Durante os anos da ditadura militar as políticas sociais possuíram em seu interior o objetivo de legitimação do sistema autoritário vigente, com caráter fragmentário, setorial e emergencial, se sustentava na necessidade de dar legitimidade aos governos que buscavam bases sociais para manter-se no poder. Neste período, passava-se a ideologia de que o desenvolvimento social seria decorrente do desenvolvimento econômico. O período da ditadura militar foi caracterizado pela censura, autoritarismo, repressão e ausência de eleições. Neste contexto as expressões da “questão social” se agravam e exigem respostas do Estado.

A sociedade, portanto, encontrou forças diante da repressão vivida, manifestando-se e lutando por seus interesses. Logo, a pressão dos grupos populares, as buscas de soluções políticas, econômicas e sociais, leva a sociedade a instaurar a nova constituição que tinha como principal característica o fortalecimento do poder executivo e o enfraquecimento do legislativo e judiciário.

Nesse sentido, entende-se que as políticas sociais aparecem como projetos e programas variados, implementados por instituições, objetivando minimizar as desigualdades sociais e a pobreza decorrentes do modo de produção, com estímulo do poder aquisitivo através de benefícios monetários, durante períodos de desempregos e/ou recessão; reprodução e manutenção direta da força de trabalho; subsídios a salários baixos e irregulares. Também, toma a dimensão de controle social, uma válvula de escape; uma política eleitoral de controle do cotidiano.

Dentre os elementos que contribuíram para o processo de renovação do Serviço Social brasileiro, o Serviço Social tradicional não respondia mais às necessidades impostas pelo processo de desenvolvimento pelo qual passava a nação sob o regime autocrático burguês vinculado ao grande capital. A influência da teoria marxista ganha grande destaque.

No marco desta renovação, a possibilidade de rompimento com o tradicionalismo se faz presente; novas demandas estavam sendo postas e levadas a cabo pela reestruturação do capital no país via ditadura militar.

Porém, elementos anteriores ao golpe de abril já vinham decretando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com