TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto

Monografias: Caso Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicação Prática Teórica

QUESTÃO 1:

Leia atentamente fragmentos da matéria publicada na Folha de São Paulo (on-line) 13/08/2010-07h51:

Um grupo de moradores de Higienópolis (bairro nobre da região central de São Paulo) iniciou um movimento com o objetivo de impedir a construção da estação Angélica da futura Linha 6 - Laranja do metrô.

A nova estação deve ocupar o espaço onde hoje há o supermercado Pão de Açúcar, na esquina da avenida Angélica com a rua Sergipe. A obra prevê desapropriações.

Abaixo-assinado elaborado pela Associação Defenda Higienópolis e espalhado por diversos condomínios da região contesta o projeto.

A principal alegação é a de que, num raio de 600 metros do local, já existem mais quatro estações e que a construção deveria ser feita na praça Charles Miller, para atender aos estudantes da Faap e aos frequentadores do estádio do Pacaembu.

Enquanto escolhe produtos na tradicional Bacco's Vinhos da rua Sergipe, cujo imóvel pode ser desapropriado pelo Metrô, a psicóloga Guiomar Ferreira, 55, que trabalha e mora no bairro há 25 anos, diz ser contrária à obra.

"Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada..."

A) A partir da expressão ?gente diferenciada?, faça uma análise a partir do que foi estudado em sala de aula.

Resposta: Gente diferenciada: Fora do seu costume, estigmatizados negativamente, ajuizando valores negativos, sendo eles pessoas perigosas, e por isso não usa o meio de transporte

B) Articule o artigo da Folha de São Paulo à pesquisa realizada por Norbert Elias e John SCOTSON.

Resposta: As zonas 1 e 2, criaram juízo de valor negativo com a outra, devido a imagem criada e com isso os discriminam, querendo afastá-los.

QUESTÃO 2:

Certo dia, um casal branco de classe média alta da zona nobre da zona sul do Rio de Janeiro foi ao cinema, no final da tarde e início da noite. No cinema, diante de uma grande fila de entrada, viram um menino negro de aproximadamente 7 anos circulando sozinho próximo da bilheteria. O homem pegou uma nota de dez reais e deu ao menino numa atitude de oferecimento de ?esmola?. O pai do menino que estava a alguns metros se aproximou do senhor branco que havia dado a ?esmola? e perguntou por que motivo o menino precisaria daquele dinheiro já que o mesmo (pai o menino) era delegado e tinha uma remuneração que não necessitava de ?esmola? para seu filho. O delegado (pai do menino) também questionou se o oferecimento de dinheiro seria uma atitude preconceituosa diante da cor da pele da criança. O homem que ofereceu o dinheiro disse que não, complementou dizendo que daria os dez reais se a criança fosse loira, indígena ou japonesa.

O que você pensa acerca do caso acima, o senhor daria ?esmola? para uma criança em igual condição que não fosse negra ? justifique sua resposta.

Resposta: Não. Ao longo de sua criação a sociedade convencionou que o negro colocado nas questões expostas seria um pedinte fato que, com certeza, não seria igualmente interpretado se a criança mencionada acima tivesse sua cor da pele branca. Com certeza esse mesmo senhor que ofereceu a esmola a essa criança ofereceria ajuda, por achar que seria uma criança perdida, no caso de se tratar de outra cor da pele.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »