TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto

Pesquisas Acadêmicas: Caso Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto- aula 4

1) (...) Analise o caso apresentado utilizando os conceitos de gênero e de violência de gênero, seguindo o seguinte roteiro:

• Descreva o conceito de gênero.

Resposta: São as diferenças entre o Homem e a mulher quanto aos papeis que lhes são atribuídos pela sociedade, num determinado momento, num contexto histórico cultural.

• Descreva o conceito de violência de gênero.

Resposta: São as diferenças impostas menosprezadamente pelo cônjuge, ou seja, a indução paulatinamente da perda dos direitos até a pratica do ato violento em sí, seja ela física ou psicológica.

• Como esses conceitos podem explicar a situação descrita.

Resposta: Observa-se que no conceito de gênero da situação descrita já se vê a inferioridade de Ana, que esperou 23 anos para sair desse sofrimento, das humilhações e dos espancamentos a ela aferida. Pois ali Roberto deixara clara a função dela nessa relação. O Casal já vivenciou essa violência desde o namoro. Roberto procurava manter um controle ríspido com relação a conduta e a liberdade de Ana, que as interpretava como sendo simplesmente ciúme.

1. Em maio de 2010, o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão lança a Portaria nº. 233 assegurando aos servidores públicos, no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o uso do nome social adotado por travestis e transexuais, ou seja, aquele nome pelo qual essas pessoas se identificam e são identificadas pela sociedade. Essa normativa é mais uma, dentre tantas (ver http://www.abglt.org.br/port/nomesocial.php), que reconhecem o direito ao respeito à identidade de gênero. A respeito desse conceito identidade de gênero, podemos afirmar que: (Assinale a alternativa INCORRETA e JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA)

a) A identidade de gênero diz respeito ao sentimento de pertencer a um gênero, independente do sexo biológico.

b) A identidade de gênero refere-se a como cada um de nós nos identificamos: como homem ou como mulher.

c) A identidade de gênero é independente da orientação sexual.

d) A orientação sexual define a identidade de gênero.

e) A orientação sexual expressa a direção do desejo e do afeto em relação a alguém do mesmo gênero ou do gênero oposto.

Resposta: Letra C, a identidade de gênero é dependente sim da orientação sexual, pois nascemos com o sexo, biologicamente, já a orientação sexual é o que sentimos, por isso que definimos a nossa identidade!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com