TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 4

Monografias: Caso Concreto 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  216 Visualizações

Psicologia Aplicada ao Direito

Caso Concreto Aula 4

* Conceito de Gênero.

Refere-se às relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres que são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais.

* Conceito de Violência de Gênero.

É o ato que é exercido deliberado de um sexo sobre o sexo oposto. De modo geral o conceito refere-se á violência contra a mulher, sendo que o sujeito passivo é uma de gênero feminino.

*Como esses conceitos podem explicar a situação descrita.

Demonstrada o medo de Ana em relação às agressões de seu marido, ela que por muito tempo agüentou os sofrimentos e maus tratos, porem demorou muito para queixar-se, talvez por medo de represálias ou conseqüência adversas. Visto-a que poderia ter tomado uma providencia muito anterior, pois já se observava as expressões do marido a um bom tempo. Tendo o marido (Roberto) se explicado e dando seu testemunho de defesa, mesmo assim ainda não é justificativa concreta para tal violência contra a mulher.

Questão 1

R: A - A identidade de gênero diz respeito ao sentimento de pertencer a um gênero, independente do sexo biológico. Tal indivíduo tem a liberdade se seguir a orientação sexual que bem desejar independente do seu gênero.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com