TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos

Trabalho Escolar: Casos Concretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

A ordem do nascimento influencia na personalidade das crianças?

Quem ainda não fez esta pergunta ou teve dúvidas a esse respeito? É fato que os filhos tem personalidades diferentes um do outro, e esta sofre influencias pelos contatos e relacionamentos iniciais da criança.

É fator desencadeante da formação da personalidade o acolhimento dos pais, que permite o desenvolvimento da autoconfiança da criança e do início de sua autonomia. A formação da personalidade tem início a partir do nascimento. Assim, os primeiros anos de vida de uma pessoa é de extrema importância para a formação de sua futura personalidade. Neste período percebemos as principais características psíquicas, a partir da relação da criança com os pais, pessoas próximas, objetos e meio ambiente. Por isso, estas relações devem suprir todas as necessidades físicas e psicológicas da criança. A não satisfação das mesmas pode causar sérios prejuízos à formação da personalidade.

De acordo com a formação que recebe na infância uma pessoa pode desenvolver sua personalidade de forma introvertida ou extrovertida. Uma pessoa introvertida concentra seus interesses em si próprio ao contrário da extrovertida que demonstra seus interesses nas situações que ocorrem no meio externo, na vida social e na relação com terceiros.

Portanto não há como negar que os filhos diferem entre si de alguma maneira, seja na forma de enfrentar obstáculos, fazer escolhas e se relacionar. Sempre haverá vantagens e desvantagens ligadas a ordem de nascimento, primogênitos, filhos do meio ou caçulas. Classificar a relação de influência e formação da personalidade pela ordem de nascimento, seria generalizar uma questão complexa, que tem inúmeras variáveis. Cabe a cada família avaliar o desenvolvimento dos seus filhos, buscando contribuir para a sua formação psicologia, tornando-os adultos bem resolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com