TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos

Exames: Casos Concretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

Questionário 1ª avaliação

Questões

1- Defina quais foram as duas teorias responsáveis pela fundação da ciência psicológica. Explique-as

Teoria Personalista- para que houvesse a fundação da ciência psicológica, os pesquisadores interessados na Psicologia, tiveram que levar em consideração diversas teorias e conceitos de grandes personalidades e autoridades que desenvolviam estudos sobre motivação, memória, emoção, aprendizagem, entre outros, sendo todos esses temas de interesse da Psicologia.

Teoria Naturalista- a Psicologia recebeu grande influência da corrente empirista, que ia contra a intuição e especulação, afirmando que acontecimento só pode se tornar teoria quando comprovado e observado no meio Natural, da mesma forma que Darwin desenvolveu suas pesquisas.

2- Disserte sobre a definição da Psicologia, comentando sobre a contribuição das escolas de pensamento para o fechamento desse conceito.

Primeiro foi definida como ciência dos processos mentais, por causa dos experimentos de Wundt, que eram interessados em investigar quais dos processos mentais eram mais rápidos e mais simples. Depois em 1920, a Psicologia foi definida, por John Watson, como a ciência do comportamento observável, por acreditar que as sensações, e os pensamentos são imensuráveis, só podem ser percebidos a partir do comportamento. Em 1960 despertou-se o interesse de como as pessoas armazenam as diferentes informações, e então, a Psicologia ficou definida como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. Comportamento- qualquer ação que pode ser registrada e observada. Ex. gritos, sorrisos, suores, fala. Processos mentais- experiências subjetivas que são interferidas pelo comportamento. Ex. sensações, percepções, sonhos, pensamentos, crenças e sentimentos.

3- Quando surgiu a Psicologia forense e o que esta significa?

A Psicologia forense surgiu em 1985, quando foi permitido o primeiro concurso público para as Varas da família e infância e juventude, na cidade São Paulo.

Definição de Psicologia forense: consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos ao serviço do Direito, dedicando assim à proteção da sociedade e à defesa dos direitos do cidadão, através da perspectiva psicológica.

4- Quais são os objetivos da Psicologia Jurídica?

Objetivos: construir o percurso de vida do indivíduo criminoso e todos os processos psicológicos que o possam ter conduzido à criminalidade. Buscar trazer uma pena mais justa de acordo com os atos cometidos e a estrutura da personalidade.

5- Quais são as atribuições do psicólogo jurídico? Explique-as

Atribuições: elaboração de laudo: após fazer a perícia sobre a insanidade ou sanidade mental do criminoso, o psicólogo elabora um parecer com os pontos positivos e negativos relacionados aos processos cognitivos. Mediação: busca, a partir do conhecimento sobre o comportamento humano e processos mentais, equilibrar, orientar e intervir de alguma maneira, nas duas partes envolvidas no processo, quando estes não estão conseguindo chegar a um acordo entre si. Psicoterapia: faz tratamento psicológico, nos indivíduos que se encontram internados ou em liberdade assistida, para que as crenças possam ser modificadas acerca dos diferentes contextos sociais ou que eles possam aprender a explorar positivamente o espaço no qual se encontram inseridos.

6- Por que afirmamos que a psicopatologia no âmbito jurídico se posiciona como primária e secundária? Explique-as

Quando o indivíduo se coloca em alguma situação como delinqüente, dois momentos são identificados frente a queixa do criminoso, Podemos dizer que a primeira é a do próprio indivíduo e a segunda de quem avalia.

Primária: diz respeito a definição dos fatos, ao acontecimento, onde foi o primeiro momento de insanidade.

Secundária: diz respeito ao funcionamento patológico do organismo, criação e geração.

7- Relacione a Psicologia ao Direito.

R: A Psicologia está relacionada ao Direito quando busca, diante dos seus papéis, construir o percurso de vida do indivíduo criminoso e todos os processos psicológicos que o possam ter conduzido à criminalidade; tenta minimizar os conflitos gerados pelo processo de decidir algo. A Psicologia respeita a Lei e oferece mais uma possiblidade do caso ser resolvido de forma que proporcione o equilibrio biopsicossocial de todos envolvidos na situação. A Psicologia busca o equilíbrio do indivíduo com o meio e ajuda a cumprir as Leis preconizadas pelo Direito.

8- Diferencie a Psicologia do Senso Comum.

Psicologia: Conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade. Esses conhecimentos são obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.

Senso Comum: Conhecimento acumulado ao longo do tempo. Conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros.

9- Defina personalidade.

R: Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam a individualidade pessoal e social de alguma pessoa. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

10- Relate as duas vertentes sobre o entendimento da formação da personalidade.

R: Existencial: o meio vai influenciar na formação dessas características.

Biotipológica: O genes ou a hereditariedade vão influenciar na formação das características.

11- Conceitue mecanismos de defesa.

R: Processos inconscientes, gerados pela própria mente, que poupam o ser humano de entrar em contato com algum fenômeno ou situação que lhe cause sofrimento.

12- Dentro da relação ouvinte e narrador, quais são os dois fatores da personalidade a ser analisado? Explique-os.

Transferência: processo pelo qual o narrador deposita no ouvinte todas as suas expectativas e soluções para o problema, colocando-o como peça principal para a finalização da queixa.

Contratransferência: o ouvinte encontra no narrador traços das suas experiências passadas e o relaciona com pessoas anteriores, o que o atrapalha a identificar as características presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com