TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chackra S

Trabalho Escolar: Chackra S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Prāna (em sânscrito:प्राण, sopro de vida) é, segundo os Upanishad[nota 1] , antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos os seres vivos através do ar que respiram. O segundo dos corpos energéticos ou Koshas.

Na filosofia vedanta , prana é a noção da força de sustentação dos seres vivos, a energia vital, originando a noção chinesa de Qi. Prana é um conceito central na Ayurveda e Yoga, onde acredita-se fluir através de uma rede de finos canais sutis chamados nadis. Prana foi exposta no Upanishads, onde é parte do reino mundano, físico, sustentando o corpo ea mãe de pensamento e, portanto, também da mente. Prana permeia todas as formas de vida, mas não é em si o Atman alma ou individual.

No filosofia hindu de Caxemira Shaivism, o prana é considerada como um aspecto da Shakti (energia cósmica). [carece de fontes]

NadisEditar

Ver também: Nadi (yoga)

Em Yoga, os três principais canais de prana são a Ida, o Pingala e Sushumna. Ida diz respeito ao lado direito do cérebro, e ao lado esquerdo do corpo, que terminam na narina esquerda e pingala para o lado esquerdo do cérebro e do lado direito do corpo, que terminam na narina direita. Em algumas práticas, a respiração narina alternativo equilibra a prana que flui dentro do corpo. Em textos mais antigos, o número total de nadis no corpo humano é indicado para ser 72.000.

PranasEditar

Em Ayurveda, o prana é ainda classificados em subcategorias, denominadas prana vayus. Segundo a filosofia hindu estes são os princípios vitais da base energia e faculdades sutis de um indivíduo que sustentam os processos fisiológicos. Há cinco pranas nas correntes vitais do sistema hindu:[1]

Prana Responsabilidade

Prana Batendo do coração e respiração. Prana entra no corpo através da respiração e é enviado para todos as células através do sistema circulatório.

Apana Eliminação de resíduos de produtos a partir do corpo através dos pulmões e sistemas excretores

Udana Produção de som através do aparelho vocal, como na fala, cantando, rindo e chorando. Também representa a energia consciente necessária para produzir o vocal sons correspondentes à intenção de o ser. Daí Samyama em udana dá os centros superiores de controle total sobre o corpo.

Samaná O digestão de alimentos e células metabolismo (ou seja, a reparação e fabricação de novas células e crescimento). Samana também inclui a regulação dos processos de calor do corpo. Auras são projeções desta corrente. Por práticas de meditação pode-se ver auras de luz em torno de cada ser. Yogis que fazem prática especial em samana pode produzir uma aura resplandecente à vontade.[carece de fontes]

Vyana A expansão e processos de contração do corpo, por exemplo o sistema muscular voluntário.

Upa-PranasEditar

Em Yoga o Prana é classificada em subcategoria Upa-prana com seguintes itens:[2]

Upa-Prana Responsabilidade

Naga Arrotos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com