TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching

Tese: Coaching. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  3.063 Palavras (13 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 13

COACH

A palavra coach é proveniente do inglês, e tem origem no mundo dos esportes e designa o papel de professor, treinador, preparador, o "técnico". O termo refere-se aquele que conduz ou que está na direção. O conceito de coaching está ligado ao desenvolvimento contínuo de pessoas através de um tutor, que é o responsável pelo desenvolvimento de talentos e pela criação de uma nova geração de profissionais.

É o papel que você assume quando se compromete a apoiar alguém a atingir determinado resultado. Portanto, o processo de coaching começa quando a pessoa procura o seu apoio para resolver um problema ou realizar um projeto e você aceita comprometer-se com este papel. O processo também pode começar por iniciativa sua: você oferece apoio a alguém, que pode aceitar ou não.

Coaching é mais que um treinamento, o coach permanece com a pessoa até ela atingir o resultado. Sua função é lhe dar poder para que ela produza, para que suas intenções se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados. Coaching é, essencialmente, empowerment. Dar poder para que o outro adquira competências, produza mudanças específicas em qualquer área da vida ou até a si mesmos. Quando o seu cliente realiza algo que considera significativo, ele se realiza, torna-se um vencedor. Apoiar alguém a transformar sua auto-estima em sua força pessoal é parte fundamental do processo de coaching. Esse compromisso com a pessoa acompanhando sua evolução, dando suporte nos momentos difíceis e estimando-a a avançar, vai produzindo no coach uma transformação sutil: ele está sendo útil para alguém.

"Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. Ë ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas..." (Timothy Gallwey).

A prática de servir ao desenvolvimento do outro cria um vínculo tão poderoso que, quando a pessoa atinge seus objetivos, é como se o próprio coach estivesse no "pódio". E de verdade está, pois o objetivo dele á assegurar que o cliente produza os resultados desejados. No ambiente familiar e social é o caso de pais que apoiam os filhos em decisões, o irmão que ensina algo de matemática, amigos que lhe orientam sobre a vida. No ambiente de trabalho são os colegas que facilitam a integração do recem chegado, os chefes que orientam em questões de carreira.

Portanto, coaching não é um processo novo. É tradicional nas relações pais e filhas, professores e alunos, entre colegas e amigos, é tão natural que nem percebemos quando o desempenhamos.

Num ambiente de mudanças constantes, rupturas tecnológicas, reestruturações estratégicas, relações impessoais e competição brutal, o coach exerce os papéis de chefe, consultor e terapeuta. É alguém que ajuda um profissional a descobrir novos caminhos e potencialidades. As empresas dependem essencialmente de pessoas e essas pessoas tem necessidades particulares que precisam ser supridas. O Processo de Coaching tornou-se um diferencial competitivo, além de uma fórmula preciosa para motivar e desenvolver pessoas.

O Coaching é um processo de transformação e aperfeiçoamento pessoal que possibilita a um indivíduo, ou a uma equipe, o desenvolvimento das mais variadas capacidades para que este possa alcançar rapidamente seus objetivos, sejam pessoais ou profissionais, em um curto espaço de tempo.

"Coaching é uma relação de parceria que liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas..." Timothy Gallwey.

O Coaching investiga a estrutura do estado atual, e define com clareza o estado desejado. A partir daí traça metas e desenvolve caminhos para que estas sejam atingidas o mais rapidamente possível.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação àquilo que é possível trabalhar através do Coaching, por isso é importante esclarecer que esta metodologia não impõe nenhuma espécie de limitação em relação às metas e aos objetivos que o indivíduo deseja alcançar, que podem abranger as mais diversas áreas da vida pessoal ou profissional como, por exemplo, o relacionamento interpessoal, o desenvolvimento de uma capacidade específica (liderar, vender, falar em público, etc) o trabalho em equipe, a superação de um medo, fobia ou limitação ou qualquer outra questão.

“E se meu objetivo for ganhar mais dinheiro, ser mais autoconfiante, ou ainda conseguir uma promoção em meu trabalho, o Coaching pode me ajudar?” A resposta é SIM. Qualquer que seja o objetivo a ser alcançado, ainda que este pareça algo distante e quase impossível, ele poderá ter avanços surpreendentes através do processo de Coaching.

No entanto, pelo fato dos objetivos das pessoas serem muito diferentes, e dizerem respeito a diferentes áreas da vida, atualmente o Coaching divide-se em diversos campos de atuação, como por exemplo: Coaching Pessoal, Coaching de Vida, Coaching de Negócios, Coaching Profissional e Coaching Executivo.

Benefícios do Coaching:

O Coaching tem como principal objetivo desenvolver pessoas, levando-as rapidamente a resultados altamente positivos. Além do alcance de metas, o Coaching pode proporcionar de acordo com as necessidades de cada indivíduo uma série de benefícios, como:

- Aumenta e estimula o autoconhecimento

- Desenvolve competências e potencializa o crescimento pessoal e profissional

- Identificação e eliminação de bloqueios

- Aumento da autoestima e da autoconfiança

- Expansão do potencial criativo

- Estímulo intelectual

- Diminuição dos níveis de estresse

- Maior clareza para definir metas e traçar objetivos

- Maior discernimento e capacidade para tomada de decisões

- Melhoria significativa nos relacionamentos interpessoais

- Aumento na capacidade de gerenciar conflitos

- Desenvolvimento da inteligência emocional

- Melhora na comunicação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com