TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparar As Respostas Com Outros Membros!

Exames: Comparar As Respostas Com Outros Membros!. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

Comportamento frente a demissões

A empresa só demite o funcionário que tiver faltas seguidas não justificadas, baixa produtividade em suas funções ou fatos que desabonem sua conduta com outros colaboradores ou clientes. E indica ex-funcionários para o banco de empregos do sindicato, procurando ajudar ao máximo o retorno desse funcionário ao mercado de trabalho. Mantém os benefícios aos funcionários demitidos durante o mês de sua demissão, para que o mesmo possa terminar seu tratamento dentário ou exames médicos que esteja fazendo.O funcionário, ao ser desligado, fica ciente dos motivos que levaram a empresa a tomar tal decisão: são esclarecidos os pontos fortes e fracos desse funcionário para que o mesmo possa corrigi-los em empregos posteriores.

Ações de responsabilidade social

A empresa apoia há mais de 10 anos uma minicreche no Vidigal com 57 crianças e um asilo com 48 pessoas idosas no Jardim Botânico. Os recursos disponibilizados pela empresa são utilizados para a reforma dos prédios, para a compra de mantimentos, agasalhos, utensílios e todas as atividades que envolvam melhorias. Com o apoio do restaurante, 57 crianças têm uma alimentação saudável, que muitas vezes não têm

em casa e a oportunidade de ficar em um lugar agradável e com recursos, levando em conta que seus pais precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos. Quanto ao asilo, tornam a vida de 48 idosos mais agradável, pois muitos foram abandonados pela própria família, ficam recompensados em saber que através de ajuda da empresa podem contar com o carinho das pessoas que tomam conta deles.

Breve entrevista

Separamos três questões e suas respostas obtidas em uma entrevista com o gestor do restaurante que ilustram bem a filosofia e atividades de interesse para pequenos e médios empresários que lidam diariamente com dilemas na área de gestão de pessoas. Julgamos ser do interesse de estudantes e empresários a transcrição na íntegra: Pergunta 1. Como você vê no caso da Fellini a relação entre comprometimento

cos funcionários e satisfação dos clientes?

Essa relação talvez tenha sido a maior “descoberta” ou a maior lição que aprendi nesse processo gradual de crescimento que tivemos. Quanto mais eu “agradava” e cuidava do meu primeiro cliente, o interno, mais percebia a satisfação e fidelização da clientela. Só é possível ter excelência em atendimento com uma

equipe comprometida, que por sua vez irá satisfazer os clientes que irão retornar e manter a empresa sadia, o famoso “win, win, win”: a empresa valoriza o colaborador, o colaborador irá prestar excelente serviço ao cliente, que retornará e continuará a fazer negócios com a empresa.

Pergunta 2. Qual o perfil do funcionário ideal para trabalhar frente a frente com o cliente em sua opinião?

Primeiro gostar de lidar com o público, gostar e entender o trabalho em equipe e principalmente ter a noção da importância da excelência no atendimento, pois atendimento hoje é tão ou mais importante que o produto ou o serviço em si (...) às vezes um sorriso, um “bom dia”, “como vai o senhor ou a senhora?”, ou um “muito obrigado” sincero valem ouro, isso é o que mais me impressiona, como as pessoas nos exigem tão pouco! Só coisas básicas praticamente, algo que já deveríamos trazer na nossa educação e que se torna fácil de se ensinar à equipe.

Pergunta 3. Que dicas você daria para um pequeno ou microempresário na hora de contratar funcionários?

Primeiro, sempre tomar referência nos trabalhos anteriores, avaliar dependendo do segmento, se é melhor contratar alguém com ou sem experiência. Desde que seja uma empresa que perceba a importância do treino diário das práticas e funções, costumo repetir uma frase que eu criei: “Você só se torna um profissional na área de alimentação no dia em que você entender que terá de repetir todos os dias as mesmas coisas importantes no trabalho”, ou seja, no treino diário.

Acho importante usar a sensibilidade para ver se o candidato tem o “perfil” que se encaixa na equipe. Não contratar quem não fica em um emprego, aquele tipo que passa só alguns meses e sai. Verificar detalhadamente a carteira de trabalho. Dar preferência a quem more perto. Perguntar sobre uma segunda aptidão. No Fellini, um dos meus garçons faz pastel antes de começar o movimento, a menina da balança faz brigadeiros e há vários outros com os quais desenvolvemos uma segunda aptidão. Certa vez, tivemos a ausência de um cozinheiro. Minha equipe deu conta do recado justamente pelo desenvolvimento dessa segunda aptidão e de comprometimento com a casa.

Considerações finais

O diferencial do Restaurante Fellini dá-se em função da sua gestão em busca da excelência de produtos e processos, ressaltando que nesse segmento e para o porte do restaurante essas práticas são inéditas. Fellini é uma empresa que alcança o paradigma da administração “win, win, win”, vence o cliente, que tem uma excelente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com