TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interpessoal Nas Organizações

Casos: Comunicação Interpessoal Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  5.883 Palavras (24 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 24

1 INTRODUÇÃO

Vários tipos de comunicação são identificados desde a comunicação corporal, comunicação oral, comunicação escrita e comunicação digital. Muitos aspectos da comunicação têm sido objetos de estudos. Na Grécia Antiga, o estudo da Retórica (arte de discursar e persuadir), era um assunto vital para estudantes. No início do século XX, vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas acadêmicas e contribuições relevantes para o desenvolvimento humano (KRISTEVA, 1974).

Segundo o site metodista.br, a definição apresentada é que a comunicação é um processo que possibilita a troca de mensagens entre pessoas seja por contato físico, como abraços, beijos e carinhos ou expressão corporal através de acenos, olhares, risos e gestos. É uma prática efetivada por diferentes sistemas simbólicos. A capacidade do homem se comunicar é ilimitada, tanto verbal quanto não – verbal.

A palavra comunicação vem do lat. communicatio de communis = comum significa a ação de tornar algo comum a muitos. Segundo Ávila (1972) é o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir, ou divertir. Pode-se dizer, também, que é a troca de informações entre um transmissor e um receptor, e a inferência (percepção) do significado entre os indivíduos envolvidos.

De acordo com o dicionário online Michaelis, considera-se comum o que pertence a todos ou a muitos igualmente. Vêm do latim cum e munus, que significa cargo, ofício, função, dever, propriedade.

O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação ainda maior. Podemos observar os vários campos em que a comunicação atua: social, administrativa, mercadológica, institucional, organizacional, corporativa, integrada e interpessoal.

Este estudo trata de um dos mais desenvolvidos e importantes ramos da comunicação: a Comunicação Interpessoal. Por vir de algo do interior do ser humano, a comunicação interpessoal é o ponto de partida da comunicação em si, já que sua atuação torna todos os outros tipos de comunicação dependentes dela.

A comunicação interpessoal é basicamente um processo interativo em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor (BATISTA, 1971).

Segundo o site infoescola.com, o processo comunicacional requer a existência mínima de duas pessoas sendo o emissor e o receptor, cada qual com sua interpessoalidade, irão transmitir a informação de acordo com suas particularidades e aquele que receber tal mensagem interpretará da mesma forma segundo seu próprio filtro cultural.

O tema da presente pesquisa é Comunicação Interpessoal nas Organizações, sendo sua delimitação a comunicação interpessoal da equipe de coordenadores e professores das Faculdades ICESP Promove de Brasília do Campus de Taguatinga.

Como objetivo geral foi traçado o estudo dos fatores que interferem na Comunicação Interpessoal do curso de Gestão em Recursos Humanos, na percepção dos professores em relação ao gestor do curso.

Para atender ao objetivo geral foram determinados dois objetivos específicos, são eles:

a) Identificar as dificuldades mais freqüentes encontradas pelos professores em processo de comunicação referente à interpessoalidade do indivíduo. (Causas intrínsecas, como timidez, desconfiança, antipatia).

b) Analisar/pontuar possíveis fatores que interfiram durante a comunicação (ruídos, fala errada, vocabulário, falta de fluência).

A comunicação é algo cada vez mais explorado e cobrado em todos os momentos onde nos dispomos a nos comunicar. Entre o entendimento que temos de uma informação e a informação entendida que passamos, pode haver várias mudanças e significados. Sendo assim, este estudo se justifica pela importância do aprimoramento e utilização correta desta ferramenta, já que dependemos muito dela para o bom funcionamento da instituição.

O problema de pesquisa que norteia o presente estudo consiste em responder a seguinte pergunta: na percepção do professor, quais fatores interferem na comunicação interpessoal do gestor do curso e seus colaboradores?

O estudo está estruturado em cinco capítulos sendo que o primeiro é a introdução do trabalho e contem a apresentação do tema e delimitação assim como os objetivos e problema de pesquisa.

O segundo capítulo apresenta a revisão de literatura onde é contemplado o conceito de comunicação interpessoal, apresentando todo o processo histórico, o desenvolvimento, a importância da comunicação, as barreiras postas e enfrentadas pelos indivíduos os diferentes estilos de comunicação de cada um e algumas técnicas pertinentes para a inserção do indivíduo na era comunicacional.

O terceiro capítulo descreve a metodologia aplicada à pesquisa e apresenta a sua classificação quanto aos fins e aos meios, especifica o universo pesquisado e o instrumento de coleta de dados utilizados e por fim apresenta as características da empresa pesquisada.

O quarto apresenta sua análise descritiva de acordo com os resultados obtidos.

Por fim têm-se as considerações finais que fecham o trabalho.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Para que se possa atingir a proposta de pesquisa é necessário um levantamento de como esse assunto tem sido tratado na literatura e os principais conceitos envolvidos neste processo.

O processo histórico da comunicação é o primeiro a ser observado, já que o é identificado como processo intrínseco ao ser humano.

O conceito de comunicação e seus componentes básicos também são apresentados assim como o processamento da comunicação e tipos de comunicação.

Será abordada de forma rápida a Neurolinguística, a Inteligência Emocional, a Janela de Johari como parte da Psicologia e Teorias de estilos de comunicação. Ao final será tratada das teorias sobre a comunicação eficaz e as técnicas para melhorar a comunicação.

2.1 Processo Histórico da Comunicação

Entende-se que a fala é um dos meios mais utilizados para estabelecermos a comunicação, mas nem sempre foi assim. Em pesquisas realizadas em sites especializados, pode-se traçar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com