TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA

Casos: HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  4.080 Visualizações

Página 1 de 3

HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA

A humanização no ambiente de trabalho tem o seguinte significado: respeitar os trabalhadores como pessoa, ou seja, valoriza-los. Muitas empresas, acionistas e gerentes buscam desenfreadamente por produção (lucro) para completar metas estipuladas e acabam enxergando o funcionário como apenas uma ferramenta para alcançar tal objetivo. O que desrespeita totalmente o conceito de humanização e até contribui grandemente para profissionais renomados, de cargos invejados (inclusive com muitos anos de experiência na área da Tecnologia da informação) saírem em busca de outros desafios totalmente diferentes de suas habilidades e experiência profissional. Algumas empresas buscam a humanização de seus colaboradores através de benefícios oferecidos, tais como: plano de saúde, vale refeição, banco de horas, SIPAT, além de estimular seus colaboradores a cuidar de sua qualidade de vida.

Para alguns autores, a produção (lucro) que tanto as empresas almejam não está ligada apenas à competência de seus grupos de funcionários. Toda profissão exige um mínimo de convívio social, quer dizer, é impossível para qualquer profissional interagir isoladamente. A solidariedade de suas relações interpessoais (relações entre o próprio grupo de colaboradores) deve ser considerada e não é diferente com os profissionais da área de informática. Eles sempre estarão atuando com outros profissionais, gerentes, usuários e clientes ou fornecedores. Equipes bem entrosadas evitam conflitos no ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e o bem estar dos funcionários.

Em relação à ética, verifica-se que a teia de relacionamentos integra a vida do ser humano. A dimensão ética começa quando entra em cena o outro. Para tanto se faz necessário que este relacionamento seja o mais educado, e saudável possível. Isto tudo, somado ao fato, de que os profissionais de informática tem a fama negativa de serem nerds, apáticos, rudes, frios, e incomunicáveis. Por tudo isso, o mercado hoje requer que o profissional desta área tenha habilidades para trabalhar em equipe, ter espírito de liderança, além de saber lidar positivamente com situações de conflitos e pressões de cronograma. O analista de sistemas, não raras vezes, tem de lidar com profissionais que como ele, poderá estar sobre fortes situações de estresse e pressão. No entanto, a sociedade já esta cobrando e procurando empresas éticas, que se preocupem com o todo, com a sociedade em geral. De acordo com Milton de Oliveira Nunes (2012):

Os profissionais mais jovens não estão querendo assumir posições que exigem carga horária pesada, pressões de entrega e muito menos atender celular nas suas folgas, coisas que o gestor fazia antigamente. Muitas vezes virava noites em implantações e incidentes, isso está acabando, as empresas terão de investir muito, para manter a disponibilidade de sua T.I. [...] É preciso parar com as exigências absurdas, e começar a humanizar a T.I.. Foi-se o tempo em que o profissional de T.I. era um bichinho enjaulado em uma sala fria, as vezes congelante, se alimentando mal e tendo uma sub vida social. É preciso haver respeito, consideração com aqueles Gestores que entregam metas, dá retorno à empresa, e dedicam suas vidas em manter a qualidade da tecnologia, cuidam de pessoas, do financeiro, do Rh, e são cobrados de forma agressiva. [...] Convido aqueles que não conhecem a vida de um gestor de T.I. a conhecer este mundo dinâmico e frenético onde o profissional acaba virando uma máquina de fazer lucro que em pouco tempo se torna obsoleta e desvalorizada.

Por fim, o sucesso das empresas, pode estar muito relacionado com a preocupação com estes temas. É necessário pensar no todo, no bem geral, respeitando culturas, hábitos e o meio ambiente.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »