TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições de explosão

Resenha: Condições de explosão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

com pó de alumínio, e até mesmo processamento de materiais combustíveis sólidos como lenha e pellets de plástico.Atividades de polir, moer e transportar muitos destes materiais podem produzir partículas muito pequenas, que podem facilmente ficarem em suspensão no ar e após algum tempo assentar em superfícies, fendas, coletores de poeira, e outros equipamentos. Quando perturbadas, elas podem gerar nuvens de poeira potencialmente explosivas. Mesmo pequenas quantidades de poeira acumulada podem causar danos catastróficos. Investigações efetuadas após a explosão que devastou uma fábrica farmacêutica em 2003 e matou seis funcionários nos E, apontaram como causa o acúmulo de poeira em camada com espessura menor que 0,64cm.

As condições para acontecer a explosão.

Para que se produza uma explosão de pós, devem concorrer simultâneamente s seguintes condições:

- Pó combustível em suspensão, com baixo teor de umidade; Concentração da nuvem acima do limite inferior de explosividade (LIE);

- Partículas de tamanho conveniente; Ar (oxigênio) presente;

- Fonte de ignição com energia suficiente.om relação à fonte de ignição, pode-se afirmar que é mais difícil iniciar-se uma xplosão de pó, que uma inflamação de gases ou líquidos inflamáveis, porque a energia necessária para ignição dos pós é 1.000 vezes superior (da ordem de mJ) à os gases inflamáveis (da ordem de J).

A análise de causas de explosões é um processo complexo e demorado, que emanda entrevistas com sobreviventes, pesquisa de documentos, procedimentos,

históricos de manutenção, e que tem que superar a descaracterização da causa, feita ela própria explosão.

Medidas para Prevenção.

Podemos recomendar no mínimo, a implantação das seguintes medidas preventivas contra o risco de explosões nas indústrias que processam pós ombustíveis:

1- Mantenha atualizada a documentação da classificação de área de sua nstalação. Esta documentação é resultado de um estudo de classificação de áreas.

2- Promova o treinamento efetivo de todo o pessoal que trabalha no xpertise do profissional responsável, que via-de-regra inclui aperfeiçoamento no exterior, já que não há cursos avançados sobre o ema no país.

Areas classificadas, submetidos a um plano de inspeção periódica. sta inspeção não deve se limitar aos aspectos funcionais, mas serem específicos aos requisitos de segurança para que eles trabalhem em ais ambientes. Tal inspeção deve, portanto, ser confiada a profissionais devidamente preparados nesta especialidade.ocal, sobre os riscos existentes, os procedimentos de trabalho seguro e as medidas de controle adotadas segundo as recomendações das ormas técnicas específicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com