TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Do Senso Comum E Conhecimento Científico

Casos: Conhecimento Do Senso Comum E Conhecimento Científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  1.244 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 1

1- O que é o conhecimento do senso comum e conhecimento científico? De exemplos dos dois tipos de conhecimentos.

2- O que é subjetividade e porque ela não é inata?

3- O que é e como se forma a personalidade?

1 - Resp:

O conhecimento do senso comum é um tipo de conhecimento acumulado no cotidiano (que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos, a realidade), é intuitivo e é necessário para a condução da vida no dia a dia. Este conhecimento é certamente impregnado pela difusão da ciência inclusive da psicologia. O senso comum integra de um modo precário, mas é este o seu modo o conhecimento humano.

Conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum: exemplo – atravessar uma avenida de várias pistas em que os carros andam em alta velocidade. Nós conseguimos calcular usando apenas o senso comum a distância que necessitamos para atravessar a rua (sem usar calculadora ou fita métrica); a fazer o liquidificador funcionar; de descobrir que algo atirado pela janela tende a cair e não subir; que para fazer um eletrodoméstico funcionar precisamos de eletricidade;

Senso comum – transmitido de geração para geração; tradição cultural; educação não formal; baseado na imitação e em experiências profissionais.

Alguns elementos diferenciam o senso comum do conhecimento científico como: Objeto Específico, Linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo de conhecimento e objetividade.

Vale a pena lembrar que o conhecimento científico tem como objeto de estudo os fenômenos que fazem parte do cotidiano (conhecimento cotidiano). A ciência se afasta da realidade. É uma atividade inerentemente reflexiva. A ciência procura compreender, elucidar e alterar este cotidiano. A ciência afasta-se da realidade transformando a em objeto de investigação , o que permite a construção do conhecimento específico. Porém, os dois são baseados em conhecimentos distintos.

O conhecimento científico resulta de investigação, objeto da ciência é o universo material , físico. Exemplo de conhecimento científico e o que for perceptível pelo orgão dos sentidos; é verificável na prática pela demonstração ou pela experiência; é transmitido por intermédio de treinamento apropriado; conhecimento obtido de modo racional; explica o por quê e acompanha procedimentos científicos.

2 - O que é subjetividade e porque ela não é inata?

2 - Resp:

A subjetividade possui um efeito semântico bastante significativo. Designa a idéia de que os sujeitos são singulares e se direciona na direção contrária do esforço da generalização de determinações generalistas, afirmando a absoluta impossibilidade de reduzir o humano à norma, uma vez que as generalizações são sempre imperfeitas.

O homem encontra-se em todas as suas expressões e tudo o que está sintetizado no termo “subjetividade”. Ela é a síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com