TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construir Uma LINHA DO TEMPO Da História Da Psicologia

Exames: Construir Uma LINHA DO TEMPO Da História Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  3.214 Visualizações

Página 1 de 2

O termo Psicologia vem do grego Psyché que significa alma e de Logos que significa razão. Portanto a Psicologia significa “O Estudo da Alma”.

A história tem por volta dois milênios, esse tempo refere-se à Psicologia no Ocidente, que começa entre os Gregos, antes da era cristã. É entre os filósofos e os gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar a Filosofia. E é com Sócrates que a Psicologia na antiguidade ganha consistência. Postulou que a principal característica do homem era a Razão. O próximo passo foi dado por Platão, onde definiu um lugar para a razão do homem, a cabeça. Aristóteles diz que a Psicologia é o principio ativo da vida. Portanto, 2300 anos antes do advento da Psicologia Cientifica os gregos já haviam formulado duas teorias, a platônica e a aristotélica.

Já no império romano e na idade média, a Psicologia é relacionada ao conhecimento religioso. Dois grandes filósofos representam esse período Santo Agostinho – que fazia uma cisão entre corpo e alma, era inspirado em Platão - e São Tomás de Aquino – buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência.

Após a morte de São Tomás de Aquino iniciou-se uma época de transformações, o Renascimento e a Renascença. Neste momento René Descartes postula a separação entre mente(espirito, alma) e corpo. Afirma então que o homem possui uma substância material (corpo) e uma alma pensante (mente). Assim possibilitou o avanço da anatomia e fisiologia, o que contribuiu muito para o progresso da Psicologia.

No século 19 a Psicologia começou a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia. Os Fisiologistas começaram a interessar-se pelo fenômeno psicológico, a Psicofisica. Por volta de 1980 nasce então a lei de Fechner Weber, estabelecendo relação entre estimulo e sensação. Esta lei teve muita importância para a história da Psicologia. Outra contribuição muito importante, foi a de Wundt que criou o primeiro laboratório para estudar e realizar experimentos na área de Psicofisiologia. É considerado então o pai da psicologia moderna. Wundt desenvolveu a concepção do paralelismo psicofísico.

O Berço da psicologia moderna foi a Alemanha no final do século 19. Wundt, Weber e Fechner trabalharam juntos, e então o estudo se “liberta” da filosofia e atrai novos estudiosos e pesquisadores. Embora a psicologia tenha nascido na Alemanha, foi nos estados Unidos que ela realmente cresce e se desenvolve. Foi lá que foram criadas as abordagens e escolas de psicologia. As abordagens Funcionalismo (que é considerado como primeira sistematização americana de conhecimentos em psicologia), Estruturalismo (que está preocupado com a compreensão da consciência) e o Associacionismo (Aprendizagem se dá por um processo de associação de idéias).

No século de 20, surgiram as três mais importantes tendências Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com