TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

David Ausubel

Monografias: David Ausubel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

DAVID AUSUBEL

• David Paul Ausubel, Nova York (1918-2008), membro de uma família judia que emigrou da Europa, psicólogo americano e educador que desenvolveu a teoria da aprendizagem significativa, uma das principais contribuições para o construtivismo. Desenvolveu o mais importante de seus estudos nos anos 60, em obras como “A psicologia da aprendizagem significativa verbal” (1963) e “A Psicologia Educacional: Uma Perspectiva Cognitiva” (1968).

• Para Ausubel, os métodos de ensino tem que estar relacionado com os fatores cognitivos, afetivos e sociais que influencia. Sua teoria da aprendizagem verbal significativa implica a necessidade de levar em conta o conhecimento prévio do aluno para construir a partir dessa base os novos conhecimentos, respeitando a relação lógica entre eles. Assim, a aprendizagem significativa melhora a estrutura cognitiva, com novas contribuições, dando resposta a necessidade do aluno de conhecer e dar sentido as coisas ao seu redor, que em interação, modifica-se. Tal aprendizagem se opõe a aprendizagem mecânica, em que os conhecimentos chegam a ser memorizados, mas não se articulam a uma estrutura cognitiva, que por sua vez permita a recepção de novo, ou seja, na aprendizagem mecânica a incorporação de conhecimentos é arbitrária e fraca, e portanto, são facilmente perdidos;

As ideias de Ausubel, longe de serem meras propostas pedagógicas, foram aplicadas no sistema educativo atual, sendo referência na elaboração de materiais didáticos, programas educacionais e propostas curriculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com