TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria cognitivista da aprendizagem de Ausubel

Tese: A teoria cognitivista da aprendizagem de Ausubel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Tese  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

Jerome Bruner

Teoria

Sua teoria tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, seqüência e o reforço. A motivação inclui, a curiosidade, o impulso para a competência e reciprocidade; a estrutura depende da economia e modo de apresentação (motora, icônica e simbólica) e do poder da apresentação: simples e facilmente compreensível; a seqüência implica respeitar os estágios do desenvolvimento; o reforço deve funcionar como “feedback”, oportuno e compreendido pelo aluno.

Estes quatro princípios têm como objetivo produzir uma aprendizagem por descoberta/significativa, guiada e conduzir ao pensamento indutivo.

A teoria cognitivista da aprendizagem de Ausubel

Ausubel é um representante das teorias cognitivistas, que discorda da opinião bastante generalizada de que o ensino tipo expositivo se associa a uma aprendizagem receptiva, memorizada ou mecânica, enquanto que o ensino pela descoberta corresponde a uma aprendizagem dinâmica, significativa e compreendida, chegando assim à identificação de dois modos ou tipos de aprendizagem -aprendizagem por recepção e aprendizagem por descoberta.

Na aprendizagem por recepção (que tanto pode ser automática como significativa), todo o conteúdo que vai ser aprendido é apresentado ao aluno/formando sob forma final. Deste modo, dele não se espera qualquer descoberta independente. Espera-se somente que interiorize ou incorpore o novo material. Este deve ser apresentado de forma a tornar-se compreensível e acessível em utilizações futuras.

Para que a aprendizagem por recepção se torne significativa o formador deve: organizar a matéria a ensinar de uma forma lógica; ao apresentá-la ao formando, deve relacioná-la com os conhecimentos que este já possuí de modo que ele possa perceber o que está a aprender e a integrar os novos conhecimentos, tornando-os assim significativos.

No caso da aprendizagem receptiva automática o formador não tem a preocupação de a tornar significativa: apresenta a matéria de tal forma que o formando só tem de a decorar.

Ambos os tipos de aprendizagem podem ocorrer em conjunto ou em alternância na mesma tarefa de aprendizagem.

A característica essencial da aprendizagem por descoberta é que: o conteúdo essencial do que vai ser aprendido, não é dado, mas descoberto pelo formando antes de ser significativamente incorporado na sua estrutura cognitiva; o formando descobre o conhecimento por si próprio, chega à solução de um problema.

Em geral, grande parte da aprendizagem realizada em contextos formais é receptiva, enquanto que os problemas do quotidiano são na sua maioria solucionados através da aprendizagem por descoberta.

Tanto a aprendizagem receptiva como a por descoberta podem ser automáticas ou significativas, dependendo das condições em que ocorrem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com