TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dddd

Casos: Dddd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 2

3- por que a denominação usual da economia, em seu nascedouro, era economia política? Com o tempo, essa adjetivação caiu em desuso. A denominação usual evoluiu, simplesmente, para economia. Essa expressão mais simples, não

ATIVIDADE PROPOSTA

1- Uma das características diferenciadoras da economia, em relação a outras ciências humanas, é a possibilidade de quantificação. As variáveis econômicas são expressões indicativas de diferentes categorias de atividades econômicas – transações, processos e resultados. Diferencie variáveis-fluxo de variáveis-estoque, citando exemplos. Dê também exemplos de relações entre variáveis e cite pelo menos três formas usuais de indicações quantitativas em economia.

Existem dois tipos de variáveis, Estoque essa varível pode ser medida em dentro um período já a varível de fluxo só pode ser medida depois de um prazo.

A seguir alguns exemplos de varíaveis:

Variáveis Fluxo:

- Consumo de bens e serviços

- Salários pagos

- Lucro das empresas

- Compras de Materia prima

- Renda paga pelos fatores de produção

- Exportações/Importações

- Nascimentos/óbitos

- Emprestimos/amoritzações

Variáveis Estoque:

- Estoque de mercadorias

- Capital social

- População

- Dívida interna

- Quantidade de moeda em circulação

- Preços correntes

- Taxa de câmbio

2- Na manhã de uma segunda-feira, o cidadão K é informado de que ele foi o único ganhador do maior prêmio já pago pela Loteria Esportiva, tornando-se rico “da noite para o dia”. Por que, então, o governo não autoriza a emissão de moeda em quantidade suficiente para depositar nas contas bancárias de todos os cidadãos uma importância equivalente à que foi ganha pelo cidadão K? Em uma manhã qualquer de segunda-feira, se todos a recebesse, não se tornariam também ricos da “noite para o dia”? Explique o que essa proposta tem a ver com o sofisma de composição.

3- por que a denominação usual da economia, em seu nascedouro, era economia política? Com o tempo, essa adjetivação caiu em desuso. A denominação usual evoluiu, simplesmente, para economia. Essa expressão mais simples, não adjetivada, seria realmente preferível? A expressão original não seria mais adequada? Posicione-se a esse respeito, considerando o seguinte texto de Bresser Pereira. “A economia é uma ciência social e, portanto, uma ciência ideologicamente condicionada. Os economistas clássicos, ao chamar esta ciência de economia política, intuíam esse fato. Marx deixou claro para sempre esse caráter ideológico da economia. A reação neoclássica tentou devolver a “pureza científica” à economia, transformando-a em uma ciência positiva, matematicamente rigorosa e empiricamente comprovável. Chegaram até a mudar o nome, de political economy, para economics. Mas é óbvio que era uma mera tentativa de esconder a realidade, de mascarar o caráter ideologicamente legitimador das relações de produção embutido na economia.”

CONCLUSÃO

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »