TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desamparo Diante da Perda de um Filho

Por:   •  26/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Há muitos casos, que a pessoa (naturalmente) não quer perder a outra, especialmente filhos, e acaba querendo ajudar e saber de tudo, mesmo em casos mais extremos, como é o caso da mãe, Rita, que pedia para a filha dar algum tipo de reação, mesmo quando sua filha estava sedada. Porém, quando se é dada intervenção, a mãe foi adquirindo equilíbrio, sua atitude ainda é desesperada quando se pensa na possibilidade de perder sua filha,  porém, tem condições de permanecer como acompanhante. Por ver sua filha sempre da mesma forma,  estimulava sempre as reações, negava à si mesma a parte doente e acreditava fielmente na recuperação de Roberta. Um dia, após a quimioterapia, Roberta teve agravamento em sua situação e uma hemorragia interna. Após duas paradas cardíacas, faleceu.  Rita ficou desolada e chorou, acariciando a pessoa por cerca de uma hora. Rita não teve apenas uma ferida narcísica, perdeu a si mesma.

Em estado de crise aguda a análise é para todos os intentos e propósitos inservível. O interesse total do ego é tomado pela dolorosa realidade e se retira da análise, que tenta ir além da superfície e descobrir as influências do passado. (FREUD, 1980 [1937]:265).

Rita falou pouco de sua vida, o assunto da morte e internamento de sua filha foi um tanto que restrito e "omitido", falou sobre sua estadia fora do Brasil e uma certa culpa, demonstrando dificuldade em lidar com a escolha.

Cada fato trazia à mãe um profundo sofrimento, a angústia era exposta em diferentes níveis de sofrimento, indo de desamparo a desordem egóica

Decidimos presumir a existência de apenas duas pulsões básicas, Eros e a pulsão destrutiva. (...) O objetivo da primeira dessas pulsões básicas é estabelecer unidades cada vez maiores e assim preservá-las – em resumo, unir; o objetivo da segunda, pelo contrário, é desfazer conexões e, assim, destruir coisas. No caso da pulsão destrutiva, podemos supor que seu objetivo é levar o que é vivo a um estado inorgânico. (FREUD, 1980 [1938]:173).

Assim, a perda de Rita não foi apenas uma perda de si, como é comum na ferida narcísica, ela perdeu a si mesmo. Seu estado permitia identificar-se com a filha morta.

Após as conversas, Ela continuava sofrendo, mas aos poucos se reorganizava, sua dor tornava-se suportável e suas ações mais eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com