TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITUAÇÃO

1. Apresente uma definição de “Desenvolvimento Humano”

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção continua que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas e organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todos eles, estando plenamente desenvolvidas caracterizarão um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida. Por exemplo, a motivação está sempre presente como desencadeadora da ação , seja por necessidades fisiológicas, seja por necessidades afetivas ou intelectuais. Essas estruturas mentais que permanecem garantem a continuidade do desenvolvimento. O desenvolvimento humano nos permite conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades.

2. Aponte os fatores que influenciam o “Desenvolvimento Humano”

Vários fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento. São eles:

Hereditariedade- a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência. A mesma pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.

Crescimento orgânico refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam. podemos analisar quando a criança começa a engatilhar e depois a andar, em relação a quando esta criança estava no berço com alguns dias de vida quantas descobertas a criança vivenciou.

Maturação neurofisiológica-é o que torna possível determinado padrão de comportamento. Por exemplo: a alfabetização da criança depende dessa maturação.

Meio-o conjunto e influencias e estimulações ambientais alteram os padrões de comportamento do indivíduo. Podemos tomar como exemplo a seguinte situação se a estimação verbal for muito intensa uma criança de três anos pode ter um repertório verbal muito maior do que a média das crianças de sua idade, mas, ao mesmo tempo, pode não subir e descer com facilidade uma escada, porque esta situação pode não ter feito parte de sua experiência de vida.

3. Apresente os principais aspectos do “Desenvolvimento Humano”

O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: Aspecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com