TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Ensaios: Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL

A principal teoria do desenvolvimento psicossocial foi criada por Erik Erikson, um psicólogo do desenvolvimento alemão. Erikson dividiu o processo de desenvolvimento psicológico e social em oito estágios, que correspondem aos estágios do desenvolvimento físico. Em cada estágio, de acordo com Erikson, o indivíduo enfrenta um conflito psicológico que deve ser resolvido para que ele prossiga em seu desenvolvimento. Da infância à maturidade, esses conflitos são: confiança versus desconfiança, autonomia versus vergonha e dúvida, iniciativa versus culpa, construtividade versus inferioridade, identidade versus confusão de papéis, intimidade versus isolamento, generatividade isto é, criatividade e produtividade, versus estagnação e integridade do ego versus desespero.

Sexualidade – conjunto de fenômenos físicos e psicológicos ligados ao sexo. É definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como energia que nos motiva a procurar contato, afeto, prazer, bem-estar e que influencia pensamentos, ações e interações. A sexualidade é um dinamismo que envolve e determina a personalidade ao longo da vida, funcionando como um motor do crescimento e desenvolvimento humano.

É surpreendente a mudança nas atitudes em relação ao sexo pré-conjugal entre jovens adultos nos Estados Unidos a partir da década de 1960. Entre 1965 e 1994 a desaprovação do sexo antes do casamento caiu de 63% para 30%, entre os Homens e de 80% para 44%, entre as Mulheres (Scott; 1998). Hoje o sexo é bem mais aprovado, embora esse processo é lento.

Na idade adulta a maioria das pessoas encaram a sexualidade com mais normalidade, pois, apresentam uma maior maturidade resultante do fato de possuírem um companheiro fixo e muitas delas serem casadas.

Entre a adolescência e a idade adulta, as diferenças de gênero na frequência de intercurso e a incidência de masturbação aumentam. Em um estudo realizado de 1956 a 1990, incluindo quase 59 mil homens adultos, não constatou diferenças de gênero na satisfação sexual ou na participação em sexo oral, além disso, os sexos eram bastante semelhantes nas atitudes sobre questões como masturbação, homossexualidade e liberdades civis para gays e lésbicas (Oiliver e Hider, 1993). A masturbação é tensão e sinal de novas descobertas do corpo e do prazer. Surgem as primeiras experiências sexuais acompanhadas de desejo sexual, atinge-se o gênero de adulto no final da puberdade. Segundo pesquisas a masturbação é mais praticada por homens.

A homossexualidade teve sua condenação histórica, já que toda manifestação sexual sem fins reprodutivos foi, e ainda é, severamente condenada. Nisso, a religião exerceu grande papel castrador no negativismo homossexual. Muito da informação que nos chega sobre a homossexualidade é estereotipada ou corrompida. A nossa sociedade tem evoluído em relação da desaprovação que é lento e ainda quando falamos sobre a homossexualidade, ela se apresenta homofóbica, julgando-os como promíscuos. É preciso rever tais ideias e respeitar os direitos de todos os cidadãos. A luta dos homossexuais é enorme para reverter esse quadro. Eles buscam por respeito, mas, ainda assim, são alvo de discriminações e vítimas de uma sociedade heterocentrada, que opera com preconceito para não tratar de forma igualitária aqueles considerados diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com