TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Humano II

Evolução Sexual Manifesta – Autoerotismo à heterossexualidade genital.

A adolescência é caracterizada por diversos fatores conturbatórios, isso porque o indivíduo está passando por uma fase transitória da infância para conhecer um mundo praticamente novo, começam então a descoberta do corpo, as crises e a busca constante pela própria identidade, o que faz com que a mente fique em constate conflito e interrogações.

Nesta fase o adolescente vive uma fase de manipulação dos órgãos genitais e, portanto tem característica exploratória de autoconhecimento. A masturbação pode servir como modalidade de descarga de tensão, negação onipotente da existência de outro sexo e também através dela, o adolescente pode elaborar a necessidade de um companheiro sexual.

Inicialmente os meninos evitam a presença das meninas e a solução defensiva deste momento é a tendência grupal, chamada fase homossexual da adolescência. Na proporção em que se sentem mais seguros de sua identidade sexual, os adolescentes vão se aproximando de seus pares do sexo oposto.

A sensação de estar apaixonado é um dos comportamentos mais importantes da vida do adolescente e neste momento tem característica de vínculo intenso e frágil, que tende a evoluir para o amor maduro, na medida da cristalização da masculinidade e da feminilidade.

Os estímulos biológico e cultural praticamente empurram o adolescente para iniciar-se na atividade genital, mesmo que no mínimo com fantasias. A evolução sexual adolescente vai de uma fase prévia de masturbação até uma atitude lúdica que leva a aprendizagem. O autoerotismo com exploração da genitalidade, mediante o já notado, leva a heterossexualidade afetiva amadurecida, que só se atinge quando a própria adolescência vai se apagando e surge o jovem com uma sexualidade responsável dentro do seu particular sistema cultural estruturante.

É durante a adolescência e como aspectos de elaboração edípica, que se pode ver aspectos de conduta feminina no rapaz e masculina na moça, que são as expressões de bissexualidade não resolvida.

Em seus estudos Freud falava sobre a sexualidade presente na criança, o que escandalizou a sociedade de sua época, desse modo ele desenvolveu o estudo do ensaio sobre a sexualidade no qual fala das fases psicossexuais. Desse modo fica claro que desde o nascimento a criança passa por fases psicossexuais que são fundamentais para o desenvolvimento e que são completamente normais quando se referem à adolescência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com