TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Ensaios: Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  1.274 Visualizações

Página 1 de 7

Qual é o conceito de desenvolvimento humano?

O desenvolvimento humano consiste em várias etapas que vão desde o seu nascimento até á fase adulta, pois, é encarada como um processo complexo de mudanças e transformações, ou seja, humana e social. Todas essas dinâmicas são passíveis de acontecer através de realizações profissionais e pessoais, como o bem estar físico e psicológico, que englobam vários aspetos que são determinantes para o desenvolvimento que são: culturais, sociais, ambientais, hereditários, etc.

Para Shanahan (1977) “o desenvolvimento humano é necessário adotar uma perspectiva sistêmica que seja capaz de integrar os múltiplos subsistemas do individuo. Isto requer a contribuição de diferentes disciplinas, tais como, a biologia e a psicologia do desenvolvimento, a fisiologia, a neuropsicológica, a psicologia social, a sociologia e a antropologia”.

Quais são os principais marcos da evolução histórica do estudo científico sobre o desenvolvimento humano (eventos históricos e científicos, proposições teóricas)?

Na década de 60 o desenvolvimento humano não era alvo de profundos estudos científicos pela seguinte razão: as crianças eram vistas como um todo, tinham parecenças com os adultos, por isso não era importante estudar os fenômenos que estavam relacionados às crianças. Com todos estes acontecimentos Glen h. Elder, Jr, estudou acontecimentos trágicos da vida e as suas relações com os tempos difíceis de viver sobre ambientes desconfortáveis, por isso Glen mostrou o quanto é importante o contexto sócio histórico que deve ser preservado para o melhor desenvolvimento das crianças. Sobre esses acontecimentos que decorreram durante a grande depressão do ano de 1929 vieram demonstrar o que todos esses acontecimentos mudaram a estrutura da família americana, por isso é com o trabalho desenvolvido por Glen, mostrou que os efeitos de problemas econômicos dependem da fase de desenvolvimento da criança. Durante algumas fases da vida de uma criança, aparece períodos em que a linguagem se torna um problema. De acordo com Eric Lenneberg tinha proposto que existe um período critico para a aquisição da linguagem, que se inicia na primeira infância e termina em torno da puberdade.

Quais os principais autores que contribuíram para o estudo científico do desenvolvimento humano e quis foram suas proposições?

Vários autores contribuíram para o desenvolvimento humano, falamos agora um pouco deles: StanleyHall foi precursor no estudo sobre crianças.Stanley Hall foi pioneiro, nos Estados Unidos, no estudo do desenvolvimento da criança e da psicologia educacional. Influenciado pela teoria da evolução de Darwin, o psicólogo procurou analisar o desenvolvimento da criança (ontogénese), a partir do desenvolvimento da espécie (filogénese), a fim de compreender o comportamento hereditário, mas a subjetividade desses estudos tornaram a sua validação impossível. Nas suas investigações, debruçou-se também sobre os problemas da criança e do adolescente em três aspetos: conflitos com os pais, perturbações de humores, comportamentos de risco. Lewis Terman desenvolveu a sua atividade profissional na Universidade de Stanford, foi aí que começou a interessar-se pelo estudo das crianças sobre dotadas tendo realizado vários trabalhos sobre testes e escalas de inteligência.

O que a psicologia do desenvolvimento humano estuda (objetos de estudo)?

O objeto de estudo da psicologia do desenvolvimento passa por diversos conceitos que englobam o seguinte conceito: afetivo, social, motor, psicossocial, emocional, desde o seu nascimento, até á fase adulta, atingindo o seu grau de maturidade e estabilidade.

Quais são os 4 objetivos da psicologia do desenvolvimento? Explique o valor e o propósito de cada um.

Os quatro objetivos da psicologia do desenvolvimento são: descrição que passa por tentar retratar o comportamento com precisão, explicação é a revelação que passa por explicar as relações causais, ou seja, causa VS efeito, que determinam certos e destinados comportamentos, predição é o conceito de prever o desenvolvimento presente que seja condizente com as ações futuras do desenvolvimento, modificação é intervir no seu modelo de desenvolvimento para promover o desenvolvimento ideal.

Quais são os aspectos ou domínios do desenvolvimento humano que são estudados na psicologia do desenvolvimento? Descreva e explique cada uma das funções.

Os principais aspectos do desenvolvimento humano são: físico, cognitivo e psicossocial. No que tange ao físico é a base para um crescimento saudável, obviamente esse desenvolvimento físico pode ficar comprometido com lesões do tipo auditivo, que pode adiar a sua funcionalidade da linguagem, enquanto o cognitivo está intimamente ligado ao físico e ao emocional, já no psicossocial ele funciona tanto a nível cognitivo como físico, a ansiedade num estado misto acentuado pode prejudicar o seu rendimento emocional.

Quais são os principais períodos do desenvolvimento humano (ciclo vital)?

Período pré-natal, a concepção do nascimento, primeira infância, ou seja, o nascimento aos 3 anos; segunda infância dos 3 aos 6 anos; terceira infância que vai dos 6 aos 11 anos; adolescência que perdura dos 11 anos até aos 20; jovem adulto dos 20 aos 40 anos, meia idade que vai dos 40 aos 65 anos; terceira idade que vai dos 65 em diante.

Quais tipos de transformações ocorrem no decorrer do desenvolvimento humano referentes às mudanças quantitativas e qualitativas?

As transformações que ocorrem no desenvolvimento a nível quantitativa tem por seguinte base, uma mudança significativa de número, peso, altura, vocabulário e comunicação, enquanto a qualitativa são transformações na estrutura e na organização da qualidade num determinado aspecto do desenvolvimento.

Qual o conceito de influencias normativas e não normativas?

Um evento normativo é aquele que é experimentado de modo semelhante pela maioria das pessoas em grupo, tem como pressupostos eventos genéticos, eventos sociais, casamento, paternidade,, maternidade, aposentadoria, já as normas não normativas são eventos incomuns que tem grande impacto sobre vidas individuais. Eles podem eventos típicos que acontecem num momento atípico da vida ( como casamento nos primeiros anos do período de adolescência ou a morte de um dos entes queridos, principalmente quando a criança ainda é pequena.

Qual o conceito de períodos críticos ou sensíveis no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com