TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO HUMANO NO PERÍODO PRÉ-NATAL

INTRODUÇÃO

No período pré-natal o feto possui comportamento inteligente, acarretando em aprendizado e memória. Acontecimentos dessa fase são guardados na memória celular, no inconsciente, a falta de afeto no desenvolvimento psicológico ocasiona lesões na estrutura emocional do bebê, influenciando a sua personalidade pós-natal, conduta e comportamento.

A gestação é um acontecimento complexo, visto que é caracterizado como um período de transição do desenvolvimento da personalidade da mulher, com mudanças sociais, físicas e emocionais. É no momento da concepção que se inicia a relação da díade mãe-bebê. Muitos dos problemas psicológicos que acometem atualmente a sociedade têm sua origem no útero materno, nas experiências vivenciadas pelo feto e emoções transmitidas do meio externo pela mãe.

Na base de todos nós, está, evidentemente, uma forte componente genética, mas o desenvolvimento fetal, tal como o

crescimento e desenvolvimento posterior do bebê, serão também afetados pela influência da relação íntima com a mãe e com a interação com o meio exterior mais próximo.

Trata-se de um processo de comunicação tão complexo quanto sutil e que torna possível esta troca íntima e profunda. O vínculo é de importância vital para o feto, pois precisa se sentir desejado e amado para propiciar a continuação harmoniosa e saudável de seu desenvolvimento.

A formação do vínculo não é automática e imediata, pelo contrário, é gradativa e, portanto, necessita de tempo, compreensão e amor para que possa existir e funcionar adequadamente. É, também, fundamental para que possa compensar os momentos de preocupações e reveses emocionais maternos e que todos nós estamos sujeitos no cotidiano.

O amor e a rejeição repercutem sobre a criança muito precocemente mas, para que possa dar significado a estes sentimentos é preciso maturidade neurofisiológica. Assim, até os três primeiros meses de vida intra-uterina, as mensagens enviadas pela mãe são, em grande parte, incompreendidas pelo embrião, muito embora possam causar-lhe desconforto se percebidas como desagradáveis.

Este trabalho, baseado em pesquisas bibliográficas, aborda o desenvolvimento evolutivo e psicoafetivo do feto. O processo de desenvolvimento da fecundação até o nascimento.

O período de crescimento intra-uterino é de vital importância para o ser humano. É quando se observa maior velocidade de crescimento. A fecundação é o processo pelo qual os espermatozóides e o óvulo – os gametas masculino e feminino ou células sexuais –

combinam-se para criar uma única célula chamada zigoto, que se duplica várias vezes por divisão celular para produzir todas as células que compõem um bebê. Após a fecundação o desenvolvimento do pré-natal vai ocorrer em três fases: fase germinativa; fase embrionária e fase fetal.

FASE GERMINATIVA (DA FECUNDAÇÃO ATÉ A SEGUNDA SEMANA

A fase germinativa compreende o período de aproximadamente duas semanas. Aproximadamente 36 horas após a fecundação, o zigoto entra em uma fase de rápida divisão celular, fase esta chamada de mitose. Esta divisão continua até que se desenvolvam as mais de 800 bilhões de células especializadas que irão constituir o organismo humano. O estágio germinativo compreende o período que vai da fecundação até completar 2 semanas. No início deste período o zigoto desce do local onde ocorreu a fecundação (trompa de falópio) e implanta-se no útero.

Durante o processo de divisão o óvulo fecundado se dirige pelas trompas de falópio até o útero, esse deslocamento dura em média de 3 a 4 dias. Ao chegar nó útero o óvulo já alterou sua forma para uma esfera contendo o blastocisto, que promoverá a formação do disco embrionário, uma massa celular espessa a qual o bebê se desenvolverá.

O disco embrionário é formado por uma camada superior chamada ectoderma que se transformará em unhas, pele, pêlos, dentes, órgãos dos sentidos e sistema nervoso, incluindo o cérebro e medula espinhal, e a camada inferior, chamada endoderma que dará origem ao aparelho digestivo, o fígado, o pâncreas, as glândulas salivares e aparelho respiratório. O disco embrionário

também possui uma camada intermediária chamada mesoderma, que se transformará na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com