TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano Durante A Segunda Infância

Exames: Desenvolvimento Humano Durante A Segunda Infância. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Do Ciclo 3 de Aprendizagem

Nome: Luciana Leal da Silva Barbosa

Curso: Formação Pedagógica – R2

Turma On-Line

Desenvolvimento Humano Durante a Segunda Infância

A fase escolhida foi a segunda infância, a qual se inicia por volta dois dois anos, se extendendo até os seis ou sete anos. Neste período a criança começa a utilizar sua linguagem oral, aptidão para locomoção e sua representação mental.

As habilidades pscicomotoras adquiridas dizem respeito:

à representação corporal, quando a criança começa a perceber e a entender sua estrutura corporal e o que pode e não pode realizar com cada um dos seus membros. Tal desenvolvimento se dá a partir da sua interação com o meio e com as pessoas com quem convive.

à lateralidade, quando a criança começa a perceber a posição do mundo tendo seu corpo como referência, mais especificamente sua noção de direita e esquerda. A opção por utilizar um lado do corpo com maior destreza se dá a partir dos três anos, a qual deve ser respeitada.

à representação espaço-temporal, quando surge a noção de espaço, a consicência da situação do corpo em relação ao meio ambiente, a qual é adquirida a partir dos seus movimentos e no tato com os objetos. Tal concepção não pode ser dissociada da ideia de tempo, quando a criança situa suas ações e sua rotina em ciclos de sono e de vigília, aprendendo o conceito de antes e de depois, de manhã, tarde e noite, de ontem, hoje e amanhã, de dias da semana, de horas, etc.

Também é no período pré-escolar que a fala da crianças se desenvolve. Apesar de se iniciar por volta dos seis meses de idade com os primeiros balbucios, é a partir dos 20 meses que a linguagem social é iniciada, quando a criança começa a compreender seu significado e aplicá-la para expressar seus sentimentos.

O desenvolvimento cognitivo na segunda infância é denominado na literatura de pensamento pré-operatório, compreendendo as idades de 2 a 7 anos. As principais características desse pensamento são: o egocentrismo, a centração e a aparência tomada como realidade.

O egocentrismo se manifesta pela expressão absoluta de suas próprias vontades e desejos, não se aceitando argumentos contrários. Como consequência deste raciocínio surge o “animismo”, fenômeno no qual a criança atribui características dos seres vivos aos objetos inanimados.

Quanto à centração, a criança consegue se ater a apenas um aspecto do problema, ignorando os demais. Já com relação à aperência, a criança toma como verdade aquilo que ela consegue perceber, ou seja, um objeto é aquilo que parece ser, de modo que a aparência é tomada como realidade. Além disso, é nesta fase que predomina os jogos de “faz de conta”.

A fase dos dois aos sete anos é tida como crucial para o desenvolvimento da personalidade do ser. Surgem os conflitos de identidade e o desejo de praticar uma autonomia recém-adquirida.

Imita-se os adultos e ocorre a interiorização de normas e valores. Entra em plena elaboração o autoconceito da criança, ou seja, a imagem que ela terá de si mesma, o conjunto de características ou de atributos que utilizará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com