TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano de Lev Semenovitch Vygotsky

Resenha: Desenvolvimento Humano de Lev Semenovitch Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Resenha  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento Humano de Lev Semenovitch Vygotsky

Lev Vygotsky morreu há mais de 70 anos, mas sua obra continua em pleno processo de descoberta, ele ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças sendo uma das mais estudadas na pedagogia contemporânea.

Para compreender o direcionamento de seus pensamentos é necessário conhecermos quem foi Lev Semenovitch Vygotsky:

Nascido em 1986, em Orsha, Bielo-Rússia, descendente de uma família de origem judaica, viveu sua infância em gomel, com os pais e sete irmãos. Até os 15 anos sua educação ocorreu em casa, acompanhada pelo tutor Solomon Asphiz e era amante das artes e literatura, aos 17 anos completou o curso secundário, recebendo medalha de ouro por seu brilhante desempenho. Por ser judeu, enfrentou dificuldades para ingressar no curso superior, iniciando seus estudos no curso de Medicina, tendo um mês depois se transferido para os cursos de Direito e Literatura.

Começou sua carreira profissional aos 21 anos, tendo seu interesse pela Psicologia surgido a partir do contato com crianças portadoras de problemas congênitos se dedicou á uma construção de uma nova psicologia, abordando diferentes temas relacionados ao desenvolvimento humano.

Vygotsky lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia - área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador.

Em 1925, já sofrendo da tuberculose (o que em momento algum lhe tirou a tenacidade e a obstinação) que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.

A teoria Vygotskiana foca o desenvolvimento da criança, mas enfatiza sua interação com seu meio social e cultural, acredita-se que a formação de conceitos, ou seja, aprendizagem de qualquer criança se dá através das relações entre o pensamento e a linguagem, pois senão houver tal interação entre ambos não poderá acontecer o processo de aprendizagem.

Segundo Vygotsky, (1991), as potencialidades que a criança possui não podem ser desprezadas, ao contrário, devem ser levadas em conta durante o processo de ensino-aprendizagem.

Para Vygotsky (1991) todas as funções psicológicas superiores tem origem nas relações entre as pessoas e exige uma maneira á entender o desenvolvimento e a sua vinculação com a aprendizagem, o conceito de zona de desenvolvimento proximal possuindo um caráter interativo e social.

Uma pessoa pode demonstrar diferentes níveis de desenvolvimento potencial e entrar em diferentes zona de desenvolvimento proximal em função do ser humano com quem se relaciona e de como se manifesta essa interação.

Segundo Rodrigues (2005, p.68) para Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança: a zona de desenvolvimento potencial, sendo tudo aquilo que a criança não domina, mas que seja capaz de realizar, zona de desenvolvimento real, é tudo aquilo que a criança já é capaz de realizar sozinha e por último a zona de desenvolvimento proximal sendo tudo aquilo que a criança realiza com apoio de outras pessoas.

No entanto o ensino-aprendizagem deve ter como ponto de partida o desenvolvimento real da criança e como ponto de chegada, os conhecimentos que estão latentes, mas que ainda não desabrocharam.

A interação social no processo de construção das funções psicológicas é vital conforme diz Vygotsky, pois nenhum ser humano consegue construir algo, seja conhecimento ou não, interagindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com