TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionário de Psicanálise

Resenha: Dicionário de Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

30/10/2014

Chemama, R. (Org.) (1995). Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas.

Freud, S. (1996). Duas Histórias Clínicas (o “Pequeno Hans” e o “Homem dos Ratos”, v. X. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1909)

De acordo com o dicionário de psicanálise organizado por Chemama (1995), a fobia é caracterizada por um “ataque de pânico diante de um objeto, animal ou determinada organização do espaço, que funcionam como sinais de angústia”. CADE A PÁGINA?

A fobia foi inicialmente mencionada por Freud, a partir do conhecido caso do Pequeno Hans (1909). Entendendo o caso do Pequeno Hans tem o desejo de ficar com a mãe e de afastar o seu pai, mas pelo medo da castração ele recalca os impulsos hostis contra o pai, o que dá início à formação do sintoma. Por ter esses impulsos a criança teme que o pai vá castigá-la, ameaçá-la. O medo que Hans tinha do pai foi deslocado para o cavalo, por quem ele temia ser mordido. Assim, ele restringe a situação de angústia ao encontro com o cavalo (e com aquilo que se associa ao cavalo), que pode ser evitado, em contraste com o contato com o pai, do qual ele não poderia fugir.

Além da fobia permitir que o sujeito contorne a castração e possa evitar o confronto com ela, é uma defesa porque na escolha de um objeto (cavalo) dá-se uma significação para a irrupção de angústia (afeto sem representação), transformando-a em medo, o que é mais bem tolerado pelo sujeito.

Segundo Freud, esses objetos têm por função agir como sinais de angústia e desencadear a fuga. A partir disso, podemos pensar por que a fobia muitas vezes se manifesta quando o sujeito se situa em um ambiente amplo demais, sem pontos de referência. Na impossibilidade de estabelecer demarcações que o assegurem e o protejam, ele é acometido pela angústia, angústia de não poder evitar a angústia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com