TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dr. Hannibal Lecter

Resenha: Dr. Hannibal Lecter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

No passado, Dr. Hannibal Lecter foi um psiquiatra famoso e recebeu prêmios "pela excelência em pesquisas na área da Psiquiatria". Ele apresenta atributos que são superlativos (brilhante, sábio, demoníaco, selvagem) e contraditórios (bem–educado e gentil com a heroína, mas é um homem violento, semelhante a um animal selvagem, ataca sempre que tem oportunidade). Possui uma natureza divina (mágico, onisciente) e criminosa (violento, vingativo, um assassino). Os cenários e objetos relacionados a ele sugerem um caráter animalesco, indicam que é um homem perigoso, de difícil controle. A narrativa da câmera distorce sua figura. A fotografia alterna o personagem entre luz e sombra. É o ajudante da protagonista, conduzindo Clarice em seu caminho em direção à transformação. Dr. Lecter também oferece a perspectiva do enredo sobre a doença mental.

Ser o ajudante da heroína não implica na redenção dos crimes de Lecter. Ele comete novos assassinatos, sem mostrar arrependimento. Além disso, coopera na resolução do crime por meio de um sistema de troca, não por compaixão pela vítima. Sua motivação é demonstrar seu brilhantismo e descobrir os conflitos internos de Clarice. O psiquiatra Hannibal, o Canibal, pode necessitar das memórias de Clarice, porque, em sua cela de vidro, não tem mais acesso à carne humana.

Dr. Lecter consegue manipular as pessoas com crueldade. Mais do que isso, consegue dominar outro ser humano. Ele causa a morte do personagem Miggs simplesmente sussurrando palavras para ele. Crawford adverte Clarice: "Pode acreditar, você não vai querer Hannibal Lecter dentro da sua cabeça". Psiquiatras com a capacidade de controlar e forçar uma pessoa a fazer algo contra sua vontade também são encontrado nos filmes alemães "O Gabinete do Dr. Caligari" ("Das Kabinett des Doktor Caligari", 1919) e "Testamento do Dr. Mabuse" ("Das Testament des Dr. Mabuse", 1933).

Dr. Lecter tem um caráter sobrenatural, mágico. A associação entre a psiquiatria e a magia pode estar sugerida em "O Silêncio dos inocentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com